A história do Grupo M. Dias Branco se inicia em 1927 com a ida de Manuel Dias Branco à pequena cidade de Cedro, Centro Sul do estado do Ceará, onde estabeleceu seus negócios. Depois, criou a Padaria Imperial. O ano era 1936 e em sua padaria, Dias Branco produzia pães, biscoitos e o macarrão da marca Imperial para a população de Fortaleza. A padaria ficava na movimentada Avenida Visconde do Rio Branco.
Em 1940 Manuel moderniza sua empresa, instalando máquinas para produção do macarrão Imperial e expande seus negócios, formando uma sociedade com seus irmãos José e Orlando, criando a empresa M. Dias Branco. O "M." vem de Manuel, o primeiro nome do fundador. Em 1951 a padaria muda de endereço e de nome. A "Padaria Fortaleza" foi transformada numa fábrica de biscoitos e massas, que recebeu o nome de "Fábrica Fortaleza", em 1953, quando a sociedade (com os irmãos) é desfeita e Francisco Ivens de Sá Dias Branco, filho do fundador, abandona a escola e passa a trabalhar com o pai. Ivens tinha então 18 anos, e jamais terminaria e segundo grau. É dele a ideia de produzir massas e biscoitos.
Nos anos 1990 a M. Dias Branco inicia a operação de moagem de trigo e hoje é uma das maiores empresas na produção de farinha e farelo.
Em 2003, Ivens consegue seu intento de avançar para as regiões Sul e Sudeste comprando a tradicional marca Adria.
Em 1940 Manuel moderniza sua empresa, instalando máquinas para produção do macarrão Imperial e expande seus negócios, formando uma sociedade com seus irmãos José e Orlando, criando a empresa M. Dias Branco. O "M." vem de Manuel, o primeiro nome do fundador. Em 1951 a padaria muda de endereço e de nome. A "Padaria Fortaleza" foi transformada numa fábrica de biscoitos e massas, que recebeu o nome de "Fábrica Fortaleza", em 1953, quando a sociedade (com os irmãos) é desfeita e Francisco Ivens de Sá Dias Branco, filho do fundador, abandona a escola e passa a trabalhar com o pai. Ivens tinha então 18 anos, e jamais terminaria e segundo grau. É dele a ideia de produzir massas e biscoitos.
Nos anos 1990 a M. Dias Branco inicia a operação de moagem de trigo e hoje é uma das maiores empresas na produção de farinha e farelo.
Em 2003, Ivens consegue seu intento de avançar para as regiões Sul e Sudeste comprando a tradicional marca Adria.
A abertura de capital da M. Dias Branco na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) ocorreu em 2006.
Em 2008, a M. Dias Branco adquire a Vitarella, fabricante dos biscoitos Treloso.
A companhia compou as concorrentes Pilar, fabricante de cream craker, e Estrela, em 2011. Nessa época, além das marcas Fortaleza, Adria, Pilar e Estrela, a M. Dias Branco era dona das marcas Vitarella, Zabet, Richester, Isabela, finna, Pellagio, Basilar, Amorela, Puro Sabor, Adorita, Salsitos, Predilleto e Bonsabor.
A empresa possui também a divisão de gorduras e margarinas especiais, em Fortaleza, onde produz margarina para a rede de supermercados Dia %.
Em 29 de janeiro de 2018, a M. Dias Branco adquire a empresa fluminense Piraquê, por 1,55 bilhão de reais, incluindo dívidas, no maior negócio até então no segmento de biscoitos realizado no Brasil. Com essa aquisição, a empresa passa a ter participação mais consistente no mercado da região sudeste.
Francisco Ivens morreu em 2015, e a viúva Maria Consuelo ocupa desde então o cargo de presidente do conselho de administração da empresa. Desde 2014, a presidência da empresa é exercida por Francisco Ivens Dias Branco Júnior, um dos cinco filhos de Francisco e Maria Consuelo. Os demais filhos ocupam cargos de vice-presidência.
Em 2008, a M. Dias Branco adquire a Vitarella, fabricante dos biscoitos Treloso.
A companhia compou as concorrentes Pilar, fabricante de cream craker, e Estrela, em 2011. Nessa época, além das marcas Fortaleza, Adria, Pilar e Estrela, a M. Dias Branco era dona das marcas Vitarella, Zabet, Richester, Isabela, finna, Pellagio, Basilar, Amorela, Puro Sabor, Adorita, Salsitos, Predilleto e Bonsabor.
A empresa possui também a divisão de gorduras e margarinas especiais, em Fortaleza, onde produz margarina para a rede de supermercados Dia %.
Em 29 de janeiro de 2018, a M. Dias Branco adquire a empresa fluminense Piraquê, por 1,55 bilhão de reais, incluindo dívidas, no maior negócio até então no segmento de biscoitos realizado no Brasil. Com essa aquisição, a empresa passa a ter participação mais consistente no mercado da região sudeste.
Francisco Ivens morreu em 2015, e a viúva Maria Consuelo ocupa desde então o cargo de presidente do conselho de administração da empresa. Desde 2014, a presidência da empresa é exercida por Francisco Ivens Dias Branco Júnior, um dos cinco filhos de Francisco e Maria Consuelo. Os demais filhos ocupam cargos de vice-presidência.
Em 29 de setembro de 2021, a M. Dias Branco divulga a compra da Latinex, produtora de alimentos fits, dona das marcas Fit Food, Frontera, Smart e Taste&Co. A negociação foi fechada em R$ 180 milhões, mas pode chegar a R$ 272 milhões, caso a empresa cumpra metas de desempenho previstas no contrato de aquisição.
Em 10 de junho de 2022, a M. Dias Branco firmou contrato para adquirir a Nutrition, titular da marca de biscoitos, granolas e pães Jasmine. A operação foi realizada por meio da controlada Latinex.
Em fins de agosto, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, essa aquisição.
Uma nova aquisição, dessa vez no exterior, foi anunciada em 31 de outubro de 2022: a compra da Darcel e da Cacama, ambas com sede em Montevidéu. Fundada em Montevidéu em 1952, a Las Acacias, principal marca da Darcel, figura entre as três principais marcas de massas no Uruguai, tendo também em seu portfólio itens nas categorias de farinha de trigo, mistura para bolos, molhos, entre outras. “Esta aquisição, primeira fora do Brasil, acelera o processo de internacionalização, que até então se dava exclusivamente com exportações para mais de 40 países, inclusive para o Uruguai com as marcas Isabela, Piraquê, Nikito, entre outras”, afirmou a MDias. A
M. Dias Branco quer abocanhar fatia maior do mercado de
alimentos de alto valor agregado. Traz em maio de 2024 uma nova categoria de macarrão instantâneo
para o Brasil: os lámens sem fritura, resultado de R$
100 milhões investidos em tecnologia inédita importada da Ásia, conta Fabio Melo, diretor de marketing. “É
uma das categorias que mais crescem em valor. Queremos trazer de volta o consumidor que abandonou ou
diminuiu a frequência de consumo por aspectos de saudabilidade”, diz. O retorno do segmento justifica o
aporte: o preço médio do macarrão instantâneo é 80%
maior ante o comum. A M. Dias mira ampliar sua participação no segmento de instantâneos, hoje de 10%.
Em alguns casos, submarcas têm um peso estratégico significativo. A M. Dias Branco, dona da Piraquê (biscoitos) e da Adria (massas), percebeu que precisava de uma linha mais saudável em seu portfólio. Assim, em 2022, adquiriu a Jasmine, transformando-a num “guarda-chuva” da sua linha de produtos saudáveis. “O mercado saudável ainda tem baixa penetração. Com a Jasmine, abrimos muitos caminhos para inovações significativas”, disse o diretor de marketing da M. Dias, Fábio Melo.
Em 6 de janeiro de 2025, o grupo M. Dias Branco anunciou o encerramento das atividades de sua unidade em Lençóis Paulista, a 43 quilômetros de Bauru. A fábrica, localizada na Rua Coronel Joaquim Anselmo Martins, nº 1439, empregava cerca de 500 pessoas. Em comunicado, a empresa explicou que a decisão faz parte de um processo de “reestruturação” para aumentar a eficiência operacional, reduzir custos e melhorar a competitividade no mercado. A M. Dias Branco adquiriu a unidade em Lençóis Paulista há mais de 20 anos.A M. Dias Branco possui 22 fábricas, 29 filiais comerciais em sete estados e exporta para mais de 40 países. Tem relevante participação no mercado de massas e biscoitos. Nos últimos anos, ampliou sua atuação no segmento de alimentos saudáveis e realizou aquisições estratégicas, como a Jasmine Alimentos e a marca uruguaia Las Acacias. A companhia emprega mais de 17 mil pessoas diretamente e mantém um portfólio diversificado com marcas como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester, Isabela e Jasmine. Além disso, investe continuamente em inovação e na ampliação de sua participação no mercado de alimentos saudáveis e funcionais. A sede da empresa está localizada em Eusébio, no Ceará.
(Fonte: revista Exame - 05.11.2008 / 04.04.2012 / Wikipédia / Forbes Brasil - 31.08.2017 / jornal OESP - 30.01.2018 / Eleven Financial - 29.09.2021 / Valor - 10.06.2022 / 01.09.2022 / Dica de Hoje Research - 01.11.2022 / Estadão - 13.05.2024 / Valor - 17.06.2024 / msn - 06.01.2025 - partes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário