Total de visualizações de página

3 de out. de 2011

Sforza

          Sforza é o sobrenome italiano dos avós de Carlos Wizard, escolhido por ele para dar nome à sua holding. Wizard vendeu sua rede de idiomas (Grupo Multi, da rede de escolas de idiomas Wizard) em dezembro de 2013, por 2 bilhões de reais para o grupo inglês Pearson.
          Até outubro de 2017, já tinha investido em oito negócios completamente diferentes. A miríade de setores em que Wizard se enfiou é surpreendente. Tem uma rede de varejo de produtos naturais, uma empresa de cartões pré-pagos, uma rede de fast-food de comida mexicana, escolas de futebol, marcas esportivas, uma empresa de venda direta de cosméticos, uma incorporadora especializada em galpões logísticos. Segundo o empresário, depois da venda do Multi ele percebeu que sua especialidade não era idiomas, mas, sim, franquias e negócios em escala.
          Para tocar tantos negócios ao mesmo tempo, o empresário criou a estrutura de um fundo que abarca todas as empresas, e colocou à frente dela dois executivos de sua confiança saídos do Multi: Maria Carolina Marcondes e Rogério Domingues, que são, respectivamente, diretora de operações e diretor financeiro da Sforza.
          Mas o comando do grupo está a cargo da família. Essa estrutura operacional se reporta aos irmãos gêmeos Lincoln e Charles, nascidos em 1980. Os outros quatro filhos do empresário também participam dos empreendimentos. As duas filhas do meio, Thais, nascida em 1987 e Priscila, nascida em 1989, idealizaram e montaram a Aloha, empresa de venda direta de óleos essenciais e cosméticos que o grupo lançou em 2017. Já os dois filhos mais novos, Felipe e Nicholas, ainda adolescentes, trabalham na cozinha de uma das unidades da rede fast-food de comida mexicana Taco Bell, fazendo burritos. A rede foi trazida ao Brasil em 2016 por Wizard e tem 17 unidades, todas próprias e localizadas em São Paulo.
          Em maio de 2017, Wizard compra  35% da rede de ensino de idiomas Wise Up e, junto com o fundador da escola, Flavio Augusto, já saiu assinando cheques. Em junho, os dois anunciaram a compra da rede de ensino Number One, criando a holding Wiser Educação.
          Por meio da holding Sforza, Carlos Wizard investe em oito empresas:
Hub - empresa que fabrica e gerencia cartões pré-pagos. Entre os clientes estão Itaú, Uber e WalMart.
Taco Bell - rede californiana de fast-food de comida mexicana. Tem 17 lojas em São Paulo.
Wiser Educação - rede de escolas de idiomas que detém as marcas Wise Up, Number One e You               Move. Em outubro de 2017, a Wise Up tinha 450 unidades.
Mundo Verde - rede de lojas de produtos naturais e orgânicos. Hoje, tem 400 lojas no país.
BR Sports - faz gestão de marcas esportivas. É dona, entre outras, das marcas de calçados Topper e         Rainha. Comandada por Charles (Pimentel Martins), em setembro de 2018, comprou (via Sforza), 22,5% da Topper Argentina que pertence à Alpargatas.
Logbras - incorporadora especializada em parques logísticos e centros de distribuição.
Aloha - empresa de venda direta de cosméticos, óleos essenciais e alimentos.
Prosports - rede de escolas de futebol que detém, entre outras, a marca Ronaldo Academy, do
     jogador Ronaldo.
          Com dados de outubro de 2017, o grupo faturava 1,3 bilhão de reais e tinha 900 funcionários - quase o tamanho do Multi quando foi vendido.
          No início de janeiro de 2018, Carlos Wizard Martins e seus filhos fecham acordo com a americana Yum! Brands para adquirir as operações das marcas Pizza Hut e KFC no Brasil, tornando-se master franqueada das redes.
(Fonte: revista Exame - 11.10.2017 / jornal Valor - 08.01.2018 / 19.09.2018 - partes)

Nenhum comentário: