Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Ericsson

          A Ericsson foi fundada na Suécia no século XIX e já fez telégrafos e celulares. A história da empresa teve início em setembro de 1876, quando Lars Magnus Ericsson e Carl Johan Anderson inauguraram um negócio especializado em consertar aparelhos de telegrafia. Dois anos mais tarde, a LM Ericsson & Co passou a fabricar seus próprios aparelhos de telefone e, mais tarde, expandiu seus negócios para a produção de interruptores, telefones de parede e de mesa, entre outros.
          Em pouco tempo de existência, a Ericsson iniciou sua expansão internacional, inaugurando uma fábrica na Rússia e passando a atuar em países como Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra, Holanda e Estados Unidos.
          A empresa chegou ao Brasil após um encontro entre Lars Magnus Ericsson e D. Pedro II, sendo o primeiro equipamento da companhia instalado em solo brasileiro em 1891.
          Em 1924, foi fundada, no Rio de Janeiro, a Sociedade Ericsson do Brasil Ltda.
          Em 2003, o sueco Carl-Henric Svanberg assumiu o comando da Ericsson com o objetivo de salvá-la da falência e, conseguiu. Mas para isso teve de demitir mais da metade dos funcionários da empresa. Foram 60.000 demissões. Pouco tempo depois, a empresa voltou a admitir, fazendo com que a média da idade diminuísse sensivelmente. Nos anos 1990, a empresa chegou a ter 80 centros de pesquisa. Na reformulação, passou a ter 25, com 18.000 funcionários trabalhando em desenvolvimento.
          Atualmente, a Ericsson é uma das principais fornecedoras de tecnologia da informação e comunicação, responsável por cerca de 40% do tráfego móvel do mundo. Entre suas principais áreas de atuação estão tecnologias de automação, segurança digital, Internet das Coisas e conexão 5G.
          Fabrica diversos equipamentos para telecomunicações, de sistemas de transmissão de dados entre celulares a equipamentos para data centers.
(Fonte: Exame 12.04.2006 / 18.02.2015 / HostGator - partes)

Nenhum comentário: