Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Troller

          A Troller é uma marca genuinamente brasileira fundada em 1995 na cidade de Horizonte, no estado do Ceará. Ela nasceu de um projeto, em 1994, acalentado pelos irmãos Bill e Rogério Farias.
          O nome Troller é uma adaptação brasileira da palavra inglesa Troll, que se refere a um personagem das lendas escandinavas que habita florestas e cavernas na Noruega. Personagem que protege seus visitantes, além de ser fiel, leal e trazer sorte, mas perde a paciência quando ameaçam seu habitat. A Troller utiliza um T estilizado em seu logotipo.
          A referência ao nome não deixa de ser uma comparação à similaridade do personagem ao Troller T4, que tem alta e reconhecida confiabilidade para transitar em terrenos difíceis além de ter um motor “agressivo” para desbravar caminhos desconhecidos.
          A companhia passou por problemas e, em 1997, quebrada, foi adquirida pelo empresário cearense Mário Araripe, que pagou cerca de 600.000 reais, valor da época.
          A Troller se tornou sinônimo de aventura - não somente pelo tipo de atividade a que se prestava, com jipes que percorriam morros e dunas da Região Nordeste, mas também pelo caráter "austero" de seus carros.
          A ano e 2000 foi o que marcou o início do sucesso da Troller em competições internacionais, como o Paris-Dakar, e nacionais, como o Rally dos Sertões.
          Quando a montadora foi reerguida, chamou a atenção da americana Ford, que comprou a Troller em janeiro de 2007 por estimados 700 milhões de reais (valor atualizado até o início de 2016).
Para modernizar a Troller, a Ford destacou o engenheiro Luc de Ferran, idealizador do EcoSport, um dos grandes sucessos da montadora.
          Desde 2007, a Ford Motor Company Brasil Ltda, passou a oferecer a tecnologia e recursos para os processos de produção e desenvolvimento de produto. Em 2008 a fábrica foi remodelada com novos recursos de manufatura para a produção do Troller T4, que foi o único que restou dos três modelos que eram fabricados até 2007. 
          Hoje a Troller conta com uma rede de distribuidores que abrange todo o país. No distrito industrial de Horizonte, operam os departamentos de design, engenharia, produção e recursos humanos. Em São Bernardo do Campo, funcionam os departamentos: comercial, marketing, pós-venda e suprimentos.
(Fonte: site da empresa / revista Exame - 20.10.2010 - partes)

Nenhum comentário: