Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Nadir Figueiredo

          A Nadir Figueiredo teve como co-fundador Nadir Dias de Figueiredo (1891-1983), que lhe empresta o nome. Abriu as portas inicialmente como uma oficina de máquinas de escrever, em 1912 no Cambuci. Em 1935, mudou-se para o bairro do Belém e, em 1946, migrou para a Vila Maria. A Nadir Figueiredo (NF) se tornou uma tradicional fabricante de utensílios de vidro da capital paulista. Atualmente, a fábrica é em Suzano, na Grande São Paulo.
          Em 20 de outubro de 1947, um ano depois de ter se mudado para a Vila Maria, a Nadir Figueiredo criou um copo que viria a se tornar um símbolo do país. Na realidade, esse é o dia em que o copo chegou ao mercado. O “copo americano” como foi chamado, é na verdade, completamente brasileiro. Foi idealizado para ser o copo multiuso do Brasil, pensado para o nosso mercado, difícil de quebrar, barato e com um design chanfrado que lhe dava mais firmeza. O copo foi concebido pelo próprio Nadir Dias de Figueiredo que pensou em criar um produto, além de multiuso, de baixo custo. Um autêntico Fusca dos copos.
          O fato é que hoje em dia não há um bar, padaria, restaurante ou lanchonete que não use esse tipo de copo. Ele é a medida oficial para a “média” das manhãs, e chegou a ser eleito como o melhor copo para se tomar cerveja no Brasil. Presente também na grande maioria das residências, ele é a medida oficial para receitas diversas. Sabe quando uma receita diz “um copo de farinha”? Ela está se referindo ao copo americano.
          O nome “americano” fazia alusão ao maquinário usado para produzir as primeiras unidades, importado dos Estados Unidos. Hoje, no entanto, as máquinas são brasileiras. Desde sua criação, em 1947, foram produzidos mais de 6 bilhões de copos americanos.
          Sua capacidade oficial é de 190 mililitros, mas a Nadir Figueiredo já produz outros tamanhos do ícone. Além do tradicional, pode ser encontrados copos americanos de 40 mililitros, de 300 e até de 450 mililitros, bom pra quem gosta de doses generosas de cerveja, mas não abre mão do formato confortável do copo.
          O copo americano é considerado também um símbolo do design nacional. Em 2009, foi exposto no Museu de Arte Moderna (MoMA) de Nova York, entre outros setenta produtos que representavam o estilo de vida dos brasileiros.
          A loja Tok & Stok em parceria com a própria Nadir Figueiredo criou uma linha de copos americanos coloridos em diversos tamanhos. O design é o tradicional, mas eles são feitos com vidros coloridos.
          A Nadir Figueiredo tem mais de 1000 produtos em fabricação. O americano ainda é o campeão de vendas. É uma empresa que sempre foi 100% nacional. A produção é quase que totalmente destinada ao mercado nacional, mas a Nadir Figueiredo já exportou copos americanos para países da América do Sul e da África. O produto já chegou até o mercado do Japão.
          Em 12 de julho de 2019, a Nadir Figueiredo informa que foi adquirida pelo grupo norte-americano de private equity HIG Capital por R$ 836,27 milhões. A venda foi aprovada por acionistas detentores de 97,67% do capital. A compra foi feita por meio da Flamengo Participações, controlada pela HIG Capital. "O objetivo da compradora com a operação é a diversificação do seu portfólio de negócios na América Latina", afirmou a Nadir Figueiredo no documento.
(Fonte: revista Veja São Paulo - 20.10.2017 / UOL-Reuters - 12.07.2019)

Nenhum comentário: