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2 de out. de 2011

Sukita

          A história teve início em 1972 quando ao se associar à Fratelli Vita, tradicional e antiga empresa baiana produtora de refrigerantes, a Companhia Cervejaria Brahma passou a contar com importantes produtos em seu portfólio, entre os quais a marca Sukita, que foi totalmente reformulada e relançada oficialmente no mercado em 1976, para satisfazer as preferências do público infanto-juvenil, apreciador de bebidas com coloração forte e sabor mais adocicado. Inicialmente o novo produto era encontrado apenas em embalagens retornáveis de 290ml. Em acelerado ritmo de crescimento, no ano de 1988 foi lançada a embalagem descartável de 250ml e introduzidas as tampas de rosquinha em suas garrafas, e, no ano seguinte, a embalagem plástica descartável PET de 1 litro. Em 1996, a lata de Sukita teve seu visual modificado e foi lançada também a embalagem PET 2 litros.
          Em 1999, a marca chegou ao mercado nacional de roupa nova, com um visual diferenciado e moderno direcionado ao público mais jovem. O novo layout fazia parte da estratégia global da AmBev no reposicionamento da marca Sukita. A marca voltou à mídia, apostando no bom humor, com a campanha do “Tio” e o slogan “Quem bebe Sukita não engole qualquer coisa”. Nesse mesmo ano, 1999, foi lançada a versão light do refrigerante com o slogan “O melhor da laranja para quem não engole qualquer light”.

          O “Tio Sukita” virou febre nacional em 1999, em uma campanha publicitária do refrigerante, que, devido ao enorme sucesso, daria origem a uma série de propagandas com forte dose de bom humor. No comercial, uma adolescente de ar ingênuo dá repetidos chapéus num coroa que vivia se insinuando para ela. O homem de meia-idade (40 e tantos anos), tenta flertar com a garota no elevador, mas levou o fora, quando a menina, que bebe uma Sukita, o chama de tio. O lema da campanha era: ”Quem bebe Sukita, não engole qualquer coisa”. Nem mesmo uma cantada de um tiozão. O personagem “tio” era representado pelo ator Roberto Arduim e sua vizinha adolescente era estrelada pela atriz Michelly Machri.
          A marca iniciou o ano de 2000 comemorando o sucesso publicitário alcançado no ano anterior e invadiu as praias do litoral paulista com promoções diferenciadas. Durante todo o verão, uma equipe de promotores, uniformizados com o logotipo da Sukita e em carro personalizado, realizou blitz nos pontos mais badalados da cidade, abordando o público, ao vivo, pelas rádios locais participantes da promoção.
          Em 2006, a embalagem da Sukita ganhou novo design e as latas de 350ml chegaram ao mercado com mais laranjas do que nunca, com logotipo nas cores verde e branco e uma laranja estilizada. No ano seguinte, em abril, foi lançada a Sukita Zero Açúcar, bebida sem adição de açúcar com um sabor muito próximo da versão original, que estreou com o slogan “Turbilhão de sabor”. Pouco depois, em junho, a marca Sukita foi relançada no mercado com novo sabor e nova campanha publicitária, dessa vez com um garoto-propaganda representado por um divertido japonês ruivo, que propunha diversos desafios para provar o novo sabor do refrigerante.
          Em 2008, a marca introduziu mais uma novidade no mercado, Sukita sabor uva, que chegava para concorrer com a rival Fanta Uva. Em 2009, a marca ampliou ainda mais sua linha de produto com o lançamento da Sukita Vitaminada, um novo sabor, inédito no mundo, que possuía como diferencial um mix de sabores de maçã, mamão e laranja, além de ser enriquecida com vitaminas B3, B5, B6 e B9. Com a novidade, a linha Sukita, que está entre as principais do portfólio da AmBev, chegou a sua quarta versão no mercado.
(Fonte: Mundo das Marcas - parte)

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