Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Elekeiroz

          Fundada em 1894 e com sede em Várzea Paulista - São Paulo, a Elekeiroz é líder no mercado latino-americano de fabricação de especialidades químicas. Com duas unidades produtivas em Várzea Paulista e Camaçari - Bahia, o portfólio da Empresa inclui oxo-alcoóis, plastificantes, anidridos ftálicos e maleicos, ácido sulfúrico e outros subprodutos. A Elekeiroz possui uma base de clientes diversificada, incluindo muitas das maiores empresas químicas internacionais, sendo que os mercados finais da Empresa incluem diversos mercados industriais e de consumo muito atrativos.      
          Fundada como um laboratório farmacêutico, a Elekeiroz consolidou-se ao longo dos anos, no setor de produtos químicos intermediários.
          Passou a ter operações em três sites industriais, sendo dois no estado de São Paulo (Várzea Paulista e Taubaté) e o terceiro no Pólo Petroquímico de Camaçari, na Bahia.
          Com linha de produção de oxo-álcoois, anidridos ftálico e maleico, e plastificantes, a empresa tornou-se o único produtor integrado, líder absoluto na América Latina nesse segmento. Produz também, com destacada participação no mercado brasileiro, resinas de poliéster, formol, concentrado ureia-formol, ácido sulfúrico e bissulfeto de carbono. No segundo semestre de 2005 deu início à produção de ácido 2-etil hexanoico.
          Em abril de 2018, depois de décadas fazendo parte do portfólio da Itaúsa, a Elekeiroz foi vendida para a gestora HIG Capital por R$ 160 milhões.
          Em 23 de março de 2023, então com investimentos em ativos alternativos de US$ 55 bilhões em capital sob gestão, anunciou que uma de suas afiliadas concluiu com sucesso a venda da Elekeiroz, líder no setor de oxo-álcoois, plastificantes, anidridos ftálicos e maleicos e ácido sulfúrico no Brasil. O comprador é a Oswaldo Cruz Química, uma das principais participantes no mercado latino-americano de especialidades químicas.
(Fonte: Guia IMF - 2005/2006 ? BusinesWire-YahooFinanças- 23.03.2023 - partes)

Nenhum comentário: