Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Supergasbras

          A Supergasbras Indústria e Comércio S.A. foi fundada no Rio de Janeiro em 1946 e, no mesmo ano, começou a negociar suas ações na Bolsa de Valores.
          A origem da empresa está ligada à Supergaz, distribuidora de gás liquefeito de petróleo (GLP), de Campinas, estado de São Paulo, que em 1968 se fundiu com a Gasbras, do Rio de Janeiro, criando a Supergasbras.
          Uma de suas atividades (e que dá nome ao grupo) é a distribuição de GLP (gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha), através da Supergasbras Distribuidora de Gás S.A.
          Possui também revenda de ônibus e de caminhões Scania, através das empresas Equipo, Itaipu e Quinta Roda Máqs e Veículos Ltda.
          No setor de água mineral atua com as marcas Caxambu, Araxá, Cambuquira e Lambari, através da Superágua Empr. Águas Min. S.A.
          Na agropecuária, atua na produção e venda de rebanhos bovinos e equinos e seus derivados.
          Dona de uma grande frota de caminhões para transporte de gás, o grupo se diversificou nos anos 1970, ingressando no mercado de venda de veículos pesados. Esse é o principal foco da WLM do empresário Wilson Lemos de Moraes Junior: a companhia tem uma rede de concessionárias da marca Scania, com unidades em vários estados.
          A Supergasbras era controlada pela Sajuthá-Rio Participações S.A.
          Em 1995, a empresa holandesa SHV Energy, que já possuía ações da empresa Minasgás, adquiriu também 49% das ações da Supergasbras.
          Em 2004, a SHV Energy, que já possuía integralmente a Minasgás, comprou também os 51% de ações restantes da Supergasbras, dando origem à SHV Gas Brasil. Depois de seis anos atuando com as duas marcas paralelamente, o grupo decidiu unificar a atuação com a Supergasbras como marca única para granel e envasado.
          Em 16 de agosto de 2023, o Tribunal Administrativo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou os contratos de consórcio celebrados entre a Cia Ultragaz e a Supergasbrás Energia, para o compartilhamento de parte de suas operações e infraestrutura de bases de armazenagem e envase de GLP. O aval à operação foi condicionado à celebração e cumprimento de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC), que prevê medidas para preservar a concorrência no mercado. A Ultragaz e a Bahiana são subsidiárias integrais da Ultrapar (UGPA3), que atua no mercado de GLP através da Ultragaz nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, enquanto a Bahiana está presente nas regiões Norte e Nordeste. Já a Supergasbras e a Minasgás são empresas do Grupo SHV. Ambas atuam em conjunto em todo o território nacional, com exceção dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima e Rondônia.
          Hoje, a distribuidora conta com 19 unidades de negócio em todo país e uma ampla rede de distribuição através de revendedores autorizados.
(Fonte: Guia IMF 2005/2006 / Forbes Brasil - 27.08.2021 / Wikipédia / dica de Hoje Research - 17.08.2023 - partes)       

Nenhum comentário: