Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Arcor

     A Arcor foi uma das empresas pioneiras na produção de guloseimas. Fundada em 5 de julho de 1951, em Arroyito, na cidade de Córdoba, Argentina, a Arcor nasceu sob a liderança de Fulvio Salvador Pagani, com o apoio de um grupo de empreendedores. O nome da marca vem da junção das primeiras letras de Arroyito e Cordoba, cidades importantes no nascimento do grupo Arcor. O objetivo era instalar uma fábrica com capacidade de produção de 10 toneladas diárias de caramelos. Este volume, aparentemente ambicioso, foi rapidamente superado. Em 1958, a Arcor já produzia mais de 60 toneladas diárias de balas e de outros itens, revelando desde cedo sua vocação para expansão e diversificação.
     O ano de 1981 marcou o início da história do Grupo Arcor no Brasil, com a aquisição da Nechar Alimentos Ltda, uma pequena fábrica de balas no interior paulista. Com apenas 60 funcionários e três linhas de produção, a Arcor fincou seus alicerces no mercado de guloseimas.
     Os chocolates foram lançados em 1995 com a linha Tortuguita. Novas marcas, linha e produtos vieram e a chegada das Balas Butter Toffees em 1996 consolidou sua posição no mercado brasileiro. Em 1999, começou a produção nacional de chocolates, com a inauguração da planta de Bragança Paulista.
     Em 2001, a Arcor aumentou seu portfólio e seus negócios com a aquisição de marcas de guloseimas já conhecidas pelo consumidor brasileiro, como Kid's, Poosh, Amor, Pirapito e 7 Belo.
     Em 1º de abril de 2004, a Arcor, juntamente com a Danone, anunciaram uma fusão na área de biscoitos, criando a maior empresa do ramo na região meridional da América do Sul. A operação combina os ativos das duas companhias na Argentina (marca Bagley), Brasil e Chile, somando uma receita líquida de cerca de US$ 300 milhões. A marca LU de biscoitos, pertencente à Danone, não entrou no negócio.
     A fabricante argentina, responsável pela gestão da nova empresa, ficou com participação majoritária na nova sociedade, com 51%. Os demais 49% ficarão nas mãos da companhia francesa. O acordo foi assinado em Buenos Aires pelos presidentes dos dois grupos, Franck Riboud (Danone) e Luis Pagani (Arcor).
     A Arcor Brasil, que com isso reforça sua atuação com a produção de biscoitos, absorveu as duas fábricas em que a Danone possui participação: a unidade industrial de Contagem (MG), que produz os biscoitos Aymoré, e a fábrica de Campinas (SP), da marca Triunfo. A marcas Aymoré, Triunfo e mais a Bagley na Argentina haviam sido compradas pela Danone nos anos 1990.
     A Arcor Brasil possui uma estrutura que conta com 4 mil colaboradores, 5 plantas industriais (Contagem, Campinas, Rio das Pedras (SP) , Bragança Paulista (SP) e Recife), 4 centros de distribuição, 6 escritórios regionais de vendas e 130 distribuidores.
     O grupo tem mais de 39 plantas industriais, espalhadas pela América Larina, 29 na Argentina, 5 no Brasil, 3 no Chile, 1 no México, e 1 no Peru.
     Hoje são produzidos mundialmente mais de 1.500 itens nas quatro categorias em que a empresa atua: alimentos, guloseimas, biscoitos, chocolates e sorvetes - totalizando mais de 1.500 toneladas diárias. O leque de marcas abrange: os biscoitos Aymoré, Triunfo, breakUP e Danix; os chocolates Tortuguita, tabletes Arcor Familiar e Impulso; os caramelos Butter Toffees; as balas 7 Belo e Arcor Kid's, os chicles Bigi Big, Poosh! e Plutonita e a Paçoca Amor.
(Fonte: Linkedin / UOL Economia - 02.04.2004 - partes)

Nenhum comentário: