Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Telepar

     A Telepar - Companhia de Telecomunicações do Paraná foi uma das primeiras estatais  "a democratizar" o uso de telefone, fazendo, já nos anos 1970, expansões que permitiram fornecer linhas telefônicas para uma boa parte da população.
     Alguns acontecimentos quase folclóricos foram vivenciados. No Brasil inteiro o telefone era coisa rara, e declarado junto com imóveis na declaração de Rendimentos da Receita Federal. No Paraná não era diferente. Acontece que a Telepar criou um estrutura robusta (e ágil) e, para citar um só exemplo, um proprietário de um pequeno hotel, por volta de 1978, fez plano de expansão para 28 linhas, imaginando que só no decorrer dos anos iria ser contactado para a instalação. Não se passaram muitos meses e lá chegaram os técnicos. Instalaram as 28 linhas, com os respectivos 28 aparelhos, enfileirados no balcão do pequeno hotel.
     A matriz da empresa ficava num vistoso prédio situado na avenida Manoel Ribas, 115, no bairro São Francisco, na capital do estado, Curitiba, chamado Palácio das Telecomunicações Presidente Arthur da Costa e Silva, e facilmente avistado de vários pontos da cidade. O Palácio das Telecomunicações foi inaugurado em 1970, e ficou conhecido como o prédio da Telepar, por ter sido a sede da companhia.
     Bem perto do Palácio, mas já no bairro Mercês, uma torre de telefonia foi inaugurada em 1991 pela estatal e ficou conhecida como torre da Telepar. Se o Palácio das Telecomunicações pode ser avistado de vários pontos da cidade, da torre, pode-se avistar a cidade quase inteira. Seu mirante, a 109,5 metros de altura, se tornou ponto turístico de grande relevância.
     Depois da privatização da Telepar, em 1998, a torre passou a ser administrada pela Brasil Telecom e, mais tarde, pela Oi. Embora o nome oficial seja Oi Torre Panorâmica, ainda é mais conhecida como torre da Telepar. Já o prédio onde ficava a matriz, administrado pela Oi, abriga atualmente várias empresas.
(Fonte: UOL - 01.11.2015 - parte)

Nenhum comentário: