Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

BuzzFeed

     O BuzzFeed (que pode ser traduzido como "alimentar o burburinho") foi fundado pelo americano Jonah Peretti, nascido em 1974. A empresa de serviços de mídia digital produz listas numeradas (como "10 formas para emagrecer" ou "18 maneiras de entender este negócio"), vídeos, reportagens e pesquisas no formato quiz (questionários). O material pode ser compartilhado facilmente, uma das marcas da geração atual da Web. Um belo dia, Peretti quis entender como as notícias se espalham de modo viral na web. Em 2006, transformou a experiência em uma empresa. Artigos sobre comportamento, receitas, manias e filhotes de gato, invadiram a internet.
     A receita do BuzzFeed é estimada em US$ 250 milhões por ano (dados de 2015/2016). Vem do chamado "branded content", material publicitário, muitas vezes exposto como uma notícia, com a "cara" do portal.
     O BuzzFeed mantém um estrutura até que modesta, se comparada às grandes empresas de mídia. São cerca de 1,5 mil funcionários em 18 países - o Brasil, entre eles. Possui duas unidades básicas: a de conteúdo digital, em Nova York, e a de vídeo, em Los Angeles. O grupo lançou cinco aplicativos próprios para celulares. Como resultado dessas iniciativas, os smartphones já respondem por mais de 70% doas acessos ao serviço.
     No Brasil, a operação começou em 2013 e reúne cerca de 25 pessoas, entre redatores, publicitários e pessoal administrativo.
     O BuzzFeed recebe 200 milhões de visitantes únicos por mês, com 6 bilhões de visualizações de diferentes artigos - mais que o dobro de mídias tradicionais, como o jornal The New York Times.
(Fonte: revista Época Negócios - junho 2016)

Nenhum comentário: