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3 de out. de 2011

Sodiê Doces

     Quando surgiu em São Paulo, nos anos 1980, a rede Amor aos Pedaços era a principal referência em bolos com recheios fartos, calóricos e saborosos. Em setembro de 2016, com 34 unidades na capital paulista, ela ainda era uma empresa importante nesse setor, mas nos últimos anos foi superada por uma rival, a Sodiê. O negócio surgiu em 1997 no município de Salto, no interior de São Paulo, por iniciativa de Cleusa Maria Silva, uma ex-boia-fria. A empresa prosperou e contava com 266 endereços  considerando dados de setembro de 2016, entre lojas próprias e franquias, sendo 73 deles na capital paulista. Com esses números, tornou-se também a maior do mercado no país, com faturamento estimado em mais de 200 milhões de reais por ano.
     Ao contrário de sua principal concorrente paulistana, que nasceu em bairros como os Jardins, a companhia ocupou inicialmente regiões periféricas, como Parelheiros, na Zona Sul, e Artur Alvim, na Zona Leste, com preços bem mais atrativos. A rede só se expandiu para regiões mais nobres, como Sumarezinho e Moema, a partir de 2010.
     A fundadora continua morando em Salto, mas vai à capital toda semana para acompanhar de perto os negócios. Quem a vê hoje, cheia de joias, roupas de grife e cabelos cuidadosamente escovados, nem imagina que, antes de se tornar dona do império de doces, ela trabalhou na roça. Na época, cortava cana-de-açúcar em fazendas da região. Depois, foi empregada doméstica e operária de uma fábrica de alto-falantes, na qual ganhava um salário mínimo por mês. A empresa de doces nasceu, aliás, quando ela foi demitida desse último trabalho. Com o dinheiro da rescisão e a ajuda financeira de um irmão, alugou um espaço de 20 metros quadrados e, ali, passou a confeccionar bolos.
     Assim nasceu a Sodiê, nome que é uma mistura de Sofia e Diego, seus dois filhos. Na época, a doceria comercializava apenas a torta mesclada. Com o crescimento do volume de encomendas, Cleusa decidiu investir numa segunda unidade, em Itu e, depois, em Indaiatuba e em Sorocaba. Chegou a São Paulo em 2007, com um ponto na Vila Guilherme, na Zona Norte, e a rede não parou mais de se multiplicar pela capital paulista.
     A apresentadora de TV Ana Maria Braga é a garota-propaganda da marca, que, só na capital paulista vende a média de 130.000 bolos por mês em suas 73 unidades. No Brasil, são 286 lojas, espalhadas por 13 estados.
(Fonte: revista Veja São Paulo - parte)

5 comentários:

Excelente disse...

Roça com "ç".
A apresentadora chama-se ANA Maria Braga

Origem das Marcas disse...

Muito obrigado por informar, "Excelente".
Já fiz as correções indicadas e aproveitei para fazer mais alguns ajustes...

Unknown disse...

Bolos maravilhosos

Unknown disse...

Inspiração!!! Fiquei sem palavras...Estou começando e essa história me emocionou muito!!!

Unknown disse...

Superação exemplo