Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Massimo (restaurante)

     O restaurante Massimo foi um projeto do piemontês Felici Ferrari, inaugurado em 25 de janeiro de 1976 na região do Parque Trianon, na capital paulista. Felici não chegou a ver a inauguração. Morreu pouco tempo antes. O posto de anfitrião foi assumido pelo filho Massimo. Embora não cozinhasse, o homenzarrão de 1,87 metro e 120 quilos entendia como poucos de culinária e recomendava pratos como o formidável grelhado dos pescadores (grelhado de frutos do mar).
     Suas mesas eram disputadas por socialites e políticos, a exemplo do ex-ministro Delfim Netto. Em 1994, durante o almoço em homenagem à seleção tetracampeã, o atacante Viola, do Corinthians, perguntou ao garçom se serviam por lá coxinha. Não serviam, mas havia carpaccio e tiramisu, pratos que teriam sido lançados por aqui pelo estabelecimento.
     O declínio da casa, premiada por Veja Comer & Beber como a melhor de sua categoria em 1999 e 2003, começou com a saída de Massimo, em 2007, por desentendimentos com o irmão e sócio Venanzio. Desde então, ele atua como consultor gastronômico da Rede Globo.
     Hoje (outubro de 2016), atrás dos tapumes de número 1826 da Alameda Santos, onde funcionava um dos melhores italianos da cidade, está sendo erguido um edifício comercial.
(Fonte: revista Veja São Paulo 05.10.2016 - parte)

Nenhum comentário: