Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

TV Tupi

           A TV Tupi foi criada em 18 de setembro de 1950, idealizada pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, o Chatô. A primeira transmissão experimental (da TV Tupi), foi com o famoso frei cantor José Mojica cantando o bolero Besame na inauguração do Masp - Museu de Artes de São Paulo, em julho. Isso ficou na história, foi um marco.
           Ficou na história e foi um marco, especialmente porque acreditava-se que esse evento teria representado o momento em que a televisão teria sido introduzida no Brasil. Mas, em Juiz de Fora, Minas Gerais, um homem chamado Olavo Bastos Freire, havia montado sozinho um equipamento que transmitia imagens, dois anos antes de Chatô. O inventor transmitiu um jogo de futebol do Tupi contra o Bangu, do Rio de Janeiro, para um receptor instalado na Rua Halfeld, a 2 quilômetros de distância, quatro meses antes de a Tupi entrar no ar.
          A Tupi foi também o primeiro canal de TV da América Latina e o quarto no mundo. Durante anos a emissora reinou absoluta, com programas famosos como o Repórter Esso, que permaneceu no ar por 18 anos. A emissora também foi a primeira a transmitir um jogo de futebol, em 1955, entre Santos e Palmeiras.
           Artistas famosos nas rádios puderam mostrar seus rostos ao público. Um dos muitos ícones da TV Tupi foi a atriz Odete Lara, nascida em 1929, no bairro Bela Vista em São Paulo, que ganhou fama com o programa TV Vanguarda. Jerry Adriani (1947-2017), apresentava o programa A Grande Parada. Foi responsável por apresentar ao grande público diversos talentos, como os apresentadores Abelardo “Chacrinha” Barbosa e Ana Maria Braga.
          A TV Tupi apresentou novelas de sucesso como Beto Rockfeller, em 1968-1969.
          Um dos apresentadores mais longevos da emissora foi Flávio Cavalcanti (morto em 1986) que, quebrando discos no ar ou pronunciando o bordão "Nossos comerciais por favor", fez história na TV Tupi entre 1957 e 1980.
          A TV Tupi saiu do ar em 18 de julho de 1980, dois meses antes de completar 30 anos, após ter sua concessão cassada pelo governo militar, fato que dividiu a concessão entre o grupo Sílvio Santos (SBT) e Jonas Bloch (da TV Manchete). A TV Tupi encerrou suas transmissões com a mensagem “Até breve, telespectadores amigos”, mas jamais voltou ao ar.
(Fonte: revista Veja São Paulo - 25.01.2017 (por Ivan Ângelo) / 08.02.2017 / 15/03/2017 / 03.05.2017 / EJA Educação de Jovens e Adultos - partes)

tvtupi

Nenhum comentário: