Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Fnac

          A distribuidora de produtos eletrônicos, culturais e eletrodomésticos francesa Fnac Darty, a nova marca da livraria francesa Fnac, após fusão com sua rival Darty, tem sua sede em Ivry-sur-Seine, nos arredores de Paris.
          A Fnac está presente no Brasil desde 1999 e possui 12 lojas no país. Nos últimos anos, tem apontado dificuldades para atingir um nível desejado no país. O Brasil representa menos de 2% do volume de vendas total da Fnac
          No início de fevereiro de 2017, a presidente da Fnac no Brasil Claudia Elisa Soares, se desligou da empresa, menos de um ano depois de sua contratação.
          Em comunicado emitido em 28 de fevereiro de 2017, a Fnac Darty anuncia a intenção de vender a filial brasileira. O grupo "começou um processo ativo para buscar um sócio que dê lugar à retirada do país", diz o comunicado assinado por seu presidente Alexandre Bompard.
          Em 19 de julho de 2017, a operação brasileira da Fnac é adquirida pela Livraria Cultura por valor não revelado. A experiência da Fnac na venda de equipamentos eletrônicos teria sido um dos fatores que pesaram para que a Livraria Cultura se interessasse pelo negócio. A Cultura continuará a usar a marca Fnac, pagando royalties mensalmente.
          Em 17 de setembro de 2018, os clientes da Fnac - Loja da Avenida Paulista (forte em equipamentos eletrônicos), se deparam com um aviso na porta informando sobre o fechamento daquela unidade. O que fica no ar é a dúvida: por que essa loja teria sido reformada? As obras terminaram poucas semanas antes do fechamento.
          A última loja a fechar foi a de Goiânia, que ocorreu em 15 de outubro de 2018. A loja de Campinas fechou em 10 de setembro. A Fnac está definitivamente fora do Brasil.
          A Fnac está em processo de reestruturação na Europa e decidiu alocar investimentos diretos  apenas para a expansão dos negócios no continente.
(Fonte: AFP (via MSN) - 28.02.2017 / jornal Valor international edition - 01.03.2017 / Exame.com-MSN - 20.07.2017 - partes)

Nenhum comentário: