Dacon é a sigla para Distribuidora de Automóveis, Caminhões e Ônibus Nacionais.
Na fabricação de automóveis, o único projeto "autoral" da Dacon foi o Dacon 828, conhecido entre os que se familiarizaram com ele como "Dacon Ovo". O 828 é um projeto de Anísio Campos. Com apenas 2,65 m de comprimento e motor 1.6 do Fusca, a etanol ou gasolina, o 828 foi concebido como um carro econômico, mas acabou por se tornar um urbaninho de luxo. Ele usava o chassi do Volkswagen, encurtado em 78 cm, mas a estrutura de sua carroceria era tubular.
Paulo de Aguiar Goulart, dono da Dacon, acabou por criar uma empresa apenas para seus veículos próprios, a PAG (Projects d'Avant Garde, ou Paulo de Aguiar Goulart, nome do dono da Dacon), sob a qual foram fabricados o Nick e o Chubby, entre outros modelos raríssimos. O 828, lançado em março de 1983, foi produzido até 1985 e teve 48 unidades.
O Nick, outro urbaninho, foi um dos produtos mais conhecidos da Dacon, ou melhor, da PAG. O PAG Nick, também projetado por Anísio Campos, era um foguete de bolso que começou carreira baseado na picape VW Saveiro. Por conta disso, ele tinha apenas uma estrutura peculiar atrás dos bancos dianteiros, em arcos, que lhe valeu o apelido de "alcinha".
A partir de 1990, a empresa passou a usar base do Gol GTI, inclusive seu motor, criando um modelo de cabine fechada. O Voyage também entrou na dança e deu lugar a um Nick de 4 lugares, equipado com o AP 2000 do Santana. No total, foram fabricadas aproximadamente 130 unidades do Nick.
Outro modelo que teve dificuldades com a chegada dos importados foi o Chubby. Criado pela PAG sobre a base do Santana, ele tinha motor AP 2000 com 16V e injeção eletrônica na versão mais sofisticada, que poderia trazer também câmbio automático. O interior era o do VW Santana sem tirar nem por. O problema foi o momento em que ele chegou ao mercado: 1990, exatamente o ano da reabertura das importações. Com isso, calcula-se que o modelo teve apenas 4 unidades fabricadas.
(Fonte: Autocar - msn - 31.07.2018)
Na fabricação de automóveis, o único projeto "autoral" da Dacon foi o Dacon 828, conhecido entre os que se familiarizaram com ele como "Dacon Ovo". O 828 é um projeto de Anísio Campos. Com apenas 2,65 m de comprimento e motor 1.6 do Fusca, a etanol ou gasolina, o 828 foi concebido como um carro econômico, mas acabou por se tornar um urbaninho de luxo. Ele usava o chassi do Volkswagen, encurtado em 78 cm, mas a estrutura de sua carroceria era tubular.
Paulo de Aguiar Goulart, dono da Dacon, acabou por criar uma empresa apenas para seus veículos próprios, a PAG (Projects d'Avant Garde, ou Paulo de Aguiar Goulart, nome do dono da Dacon), sob a qual foram fabricados o Nick e o Chubby, entre outros modelos raríssimos. O 828, lançado em março de 1983, foi produzido até 1985 e teve 48 unidades.
O Nick, outro urbaninho, foi um dos produtos mais conhecidos da Dacon, ou melhor, da PAG. O PAG Nick, também projetado por Anísio Campos, era um foguete de bolso que começou carreira baseado na picape VW Saveiro. Por conta disso, ele tinha apenas uma estrutura peculiar atrás dos bancos dianteiros, em arcos, que lhe valeu o apelido de "alcinha".
A partir de 1990, a empresa passou a usar base do Gol GTI, inclusive seu motor, criando um modelo de cabine fechada. O Voyage também entrou na dança e deu lugar a um Nick de 4 lugares, equipado com o AP 2000 do Santana. No total, foram fabricadas aproximadamente 130 unidades do Nick.
Outro modelo que teve dificuldades com a chegada dos importados foi o Chubby. Criado pela PAG sobre a base do Santana, ele tinha motor AP 2000 com 16V e injeção eletrônica na versão mais sofisticada, que poderia trazer também câmbio automático. O interior era o do VW Santana sem tirar nem por. O problema foi o momento em que ele chegou ao mercado: 1990, exatamente o ano da reabertura das importações. Com isso, calcula-se que o modelo teve apenas 4 unidades fabricadas.
(Fonte: Autocar - msn - 31.07.2018)
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