Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Manchete (rede de televisão)

            Os mais velhos, provavelmente se lembram do refrão "Aconteceu, Virou Manchete". A Rede Manchete foi uma conhecida emissora de televisão que esteve presente em território brasileiro entre os anos de 1983 e 1999.
          Na década de 1990, ela era muito lembrada pelos desenhos que transmitia em sua programação. Fez um baita sucesso com o público infantil transmitindo os principais animes da época. Cavaleiros do Zodíaco, Jaspion, Yu Yu Hakusho e Super Campeões são apenas algumas boas lembranças que a Manchete transmitia.
          Outro ponto forte da Rede Manchete foram suas novelas: Pantanal, Mandacaru, Ana Raio e Zé Trovão, foram as principais novelas da emissora e marcaram época, inclusive ultrapassando a audiência da Rede Globo em horário nobre em alguns momentos.
          Em abril de 1993, a disputa entre Hamilton Lucas de Oliveira e Adolpho Bloch pelo controle da rede Manchete tinha todos os ingredientes de uma novela. A única diferença é que parecia não haver mocinho na história. A palavra estava com a Justiça. Graças a uma liminar, Bloch reassumiu a televisão sob a alegação de que Lucas de Oliveirta não cumprira o combinado. Lucas de Oliveira disse ter recebido uma bomba-relógio de Bloch ao comprar a Manchete em 1992. As dívidas não seriam de 120 milhões de dólares, e sim de 231 milhões.
          Em 1995, com a morte de Adolfo Bloch, a Rede Manchete foi herdada por seu sobrinho Pedro Kack Kapeller.
          Em 1997, a TV Manchete deu uma boa tacada ao transmitir o torneio de tênis de Roland Garros, um dos quatro circuitos do Grand Slam. O tenista catarinense Gustavo Kuerten, o Guga, saiu de figurante a protagonista no mundo do tênis com o espetacular triunfo. Na final, a TV Manchete, única emissora a transmitir as partidas, registrou 13 pontos de audiência, superando a Globo e o SBT.
          Mas, pouco depois, por conta de uma má gestão e investimentos arriscados, a Manchete se viu em maus lençóis perto do final do milênio, quando decidiu apostar todas as suas fichas na transmissão da Copa do Mundo de 1998. Como não tinha tradição nesse tipo de conteúdo, acabou perdendo muito dinheiro.
          Nos primeiros dias de maio de 1999, o paulistano Amilcare Dallevo Junior, principal acionista do grupo TeleTV, com faturamento declarado de 400 milhões de reais em 1998, "virou manchete". Dallevo virou notícia ao se tornar o controlador das cinco emissoras de TV que formavam a Rede Manchete. A transferência de concessão, até então em poder do grupo Bloch, foi autorizada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 17 de maio, como uma nova tentativa de salvar a combalida rede assolada por dívidas e prejuízos desde o início da década.
          A emergência de Dallevo como um barão da mídia causou surpresa e gerou dúvidas. Algumas delas: Qual a origem de seu dinheiro? Teria algum sócio encoberto? Teria capacidade para saldar as dívidas e investir o necessário para reerguer a Manchete? Um dos motivo para o nome de Dallevo ter sido tão questionado foi a participação de seu grupo nos sorteios e promoções interativas pela TV com o uso de telefones 0900. Até ser legalmente suspensos, em maio de 1998, esses sorteios movimentavam muito dinheiro. Os lucros do sistema eram divididos entre emissoras de TV, empresas telefônicas e prestadores de serviços de atendimento. A TeleTV era desse último ramo. A proibição aconteceu após denúncias de que não estavam sendo devidamente feitos repasses, previstos por lei, de comissões a instituições filantrópicas. 
          A Rede saiu do ar em 10 de maio de 1999 e deu lugar para a RedeTV!.
          A Manchete, com forte presença no cenário nacional, ocupando a memória de vários jovens adultos que se recordam de vários programas de sua grade, deixou suas contribuições e uma lembrança forte na memória do brasileiro e hoje vive somente ali, no limbo do esquecimento.
(Fonte: revista Exame - 12.05.1993 / 18.06.1997 / 02.06.1999 / msn Desafio Mundial - 29.07.2018 / msn - 28.09.2018 / msn - 09.10.2019 - partes)


Nenhum comentário: