Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Copagaz

          A Copagaz, empresa que atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), foi fundada pelo empresário Ueze Elias Zahran, em 1955, em Campo Grande (MS), ainda uma cidade do interior do Mato Grosso, cujo processo de divisão, criando o Mato Grosso do Sul, ocorreu em 11 de outubro de 1977.
          Foi a primeira empresa do Grupo Zahran e começou suas atividades distribuindo apenas uma tonelada de GLP por dia nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
          Tendo a segurança como uma prioridade num setor tão sensível a acidentes, os botijões passam periodicamente por um processo de requalificação e só são devolvidos ao mercado depois de rigorosos testes de segurança. Para facilitar a identificação por parte de seus consumidores, a Copagaz pinta seus botijões nas cores verde ou prateada.
          Num panorama de outubro de 2019, com sede na capital paulista, a Copagaz, ainda uma empresa familiar, conta com 15 unidades de engarrafamento, 9 unidades de estocagem de GLP, 2 unidades de atendimento de operação de distribuição de GLP a granel, 1 posto de revenda e uma rede de distribuição no atendimento a clientes residenciais e empresariais. A partir dessa rede distribui mais de 50 mil toneladas por mês para milhões de lares, indústrias e estabelecimentos comerciais. A Copagaz está entre as 5 maiores distribuidoras de gás liquefeito de petróleo do país.
          Em 6 de novembro de 2019, a Copagaz deu uma tacada certeira para, de uma só vez, assumir a liderança na distribuição de GLP no país. A Petrobras concluiu a venda da Liquigás por R$ 3,7 bilhões. O comprador foi o consórcio formado por Copagaz, Itaúsa e Nacional Gás Butano. A Copagaz é líder do consórcio, com 80% de participação. Em setembro, a Itaúsa comprara participação minoritária (49%) na Copagaz e, assim, entrou direta e indiretamente na operação. Isso possibilitou fôlego financeiro para a Copagaz.
          A empresa conta com operações em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, tem cerca de 90 mil colaboradores diretos e indiretos.
          Em sessão de julgamento ocorrida em 18 de novembro de 2020, o Tribunal do Cade aprovou, por unanimidade de votos, a aquisição da totalidade das ações da Liquigás Distribuidora S.A. (“Liquigás”) pelo grupo adquirente composto pela Itaúsa, Copagaz – Distribuidora de Gás S.A. (“Copagaz”) e Nacional Gás Butano Distribuidora Ltda. (“Nacional Gás”) (“Grupo Adquirente”) (“Operação”), mediante a celebração de um Acordo em Controle de Concentrações (“ACC”).
          Em 23 de dezembro de 2020, foi comunicada a conclusão do negócio e o aporte da Itaúsa (R$ 1,23 bilhão) para adquirir a participação de 48,5% da Copagaz – Distribuidora de Gás S.A. A empresa provê soluções de energia de forma inovadora a toda a sociedade brasileira. Em dezembro (2020) adquiriu a maior parte das operações da Liquigás, tornando-se um dos players mais relevantes no setor de GLP do país. Tem forte compromisso com segurança, ética e gente, e possui práticas destacadas de sustentabilidade, sendo signatária do Pacto Global, da ONU, desde 2003.
(Fonte: site da empresa / jornal Valor - 07.11.2019 / Informe Itaúsa - 18.11.2020 / 08.03.2021 - partes)

Nenhum comentário: