Em meados de 2010 foi anunciada a união entre a companhia aérea chilena Lan (antiga Lan Chile) e a viação aérea brasileira TAM (vide origem da marca TAM neste blog).
Nem Chilean Airlines, nem Brazilian Airlines, nem South American Airlines, nem Hemisfério Sul Linhas Aéreas, nem Linhas Aéreas Del Mercosur, nem Latin American Airlines ou América Latina Linhas Aéreas. Quem esperava um nome mais pomposo pode ter ficado decepcionado.
As companhias aéreas LAN e TAM adotaram a marca Latam como identidade única, como anunciou a holding Latam. A mudança, que começou a ser visível em 2016, vai custar entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões em três anos, período em que deve estar concluída. A estimativa é do diretor de marketing da holding, Jerome Cadier, e não inclui gastos com comunicação e marketing. Do total previsto, 80% a 90% serão destinados à pintura de aviões e a uniformes. Nos primeiros meses de 2016, a companhia explica que em vez de retirar aviões da operação exclusivamente para pintar fuselagem e mudar equipamentos e utensílios de bordo, essas tarefas só serão feitas quando os aviões tiverem que parar para manutenção. A economia será relevante. A substituição das marcas TAM e LAN em todo o grupo vai ser concluída até 2018.
A marca Latam reunirá todas a companhias de passageiros e de carga que integram o grupo Latam Airlines: LAN Airlines e as filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas, TAM Transportes Aéreos Del Mercosur; e as companhias aéreas de carga LAN Cargo, LAN Cargo Colômbia, TAM Cargo e Mas Air.
Após um extenso trabalho de integração durante o qual o grupo avançou na padronização de seus processos, na otimização de suas conexões aéreas, além da reestruturação e modernização da frota de aeronaves, o conselho de administração do grupo Latam Airlines decidiu adotar um nome e uma identidade únicos.
A logomarca foi criada pela equipe de marketing da Latam, apoiada pela agência Interbrand, representada no processo pela executiva Daniella Bianchi. Mais de quatro mil clientes foram entrevistados e 400 funcionários foram ouvidos para levar à decisão pelo nome Latam. Provavelmente, os participantes da escolha tiverem motivos sólidos para a escolha do nome Latam. Mas também pode ser que não. Empresas de pesquisa de renome já levantaram que o brasileiro é muito propenso a responder aquilo que ele acha que o entrevistador quer ouvir.
E é difícil imaginar que o passageiro "ligará" o nome Latam, com a sigla em inglês comumente usada para Latim America (Latam), o que já seria importante, tendo em vista a área de atuação da companhia de aviação. Na melhor das hipóteses, a companhia aérea vai ter que carregar o estigma de não ter sua origem reconhecida facilmente pelo grande público internacional, tais como as facilmente identificáveis como Air France, Swiss, Emirates, JAL, British Airways, entre outras. A Varig conviveu com isso durante toda a sua existência.
Nem Chilean Airlines, nem Brazilian Airlines, nem South American Airlines, nem Hemisfério Sul Linhas Aéreas, nem Linhas Aéreas Del Mercosur, nem Latin American Airlines ou América Latina Linhas Aéreas. Quem esperava um nome mais pomposo pode ter ficado decepcionado.
As companhias aéreas LAN e TAM adotaram a marca Latam como identidade única, como anunciou a holding Latam. A mudança, que começou a ser visível em 2016, vai custar entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões em três anos, período em que deve estar concluída. A estimativa é do diretor de marketing da holding, Jerome Cadier, e não inclui gastos com comunicação e marketing. Do total previsto, 80% a 90% serão destinados à pintura de aviões e a uniformes. Nos primeiros meses de 2016, a companhia explica que em vez de retirar aviões da operação exclusivamente para pintar fuselagem e mudar equipamentos e utensílios de bordo, essas tarefas só serão feitas quando os aviões tiverem que parar para manutenção. A economia será relevante. A substituição das marcas TAM e LAN em todo o grupo vai ser concluída até 2018.
A marca Latam reunirá todas a companhias de passageiros e de carga que integram o grupo Latam Airlines: LAN Airlines e as filiais no Peru, Argentina, Colômbia e Equador; TAM Linhas Aéreas, TAM Transportes Aéreos Del Mercosur; e as companhias aéreas de carga LAN Cargo, LAN Cargo Colômbia, TAM Cargo e Mas Air.
Após um extenso trabalho de integração durante o qual o grupo avançou na padronização de seus processos, na otimização de suas conexões aéreas, além da reestruturação e modernização da frota de aeronaves, o conselho de administração do grupo Latam Airlines decidiu adotar um nome e uma identidade únicos.
A logomarca foi criada pela equipe de marketing da Latam, apoiada pela agência Interbrand, representada no processo pela executiva Daniella Bianchi. Mais de quatro mil clientes foram entrevistados e 400 funcionários foram ouvidos para levar à decisão pelo nome Latam. Provavelmente, os participantes da escolha tiverem motivos sólidos para a escolha do nome Latam. Mas também pode ser que não. Empresas de pesquisa de renome já levantaram que o brasileiro é muito propenso a responder aquilo que ele acha que o entrevistador quer ouvir.
E é difícil imaginar que o passageiro "ligará" o nome Latam, com a sigla em inglês comumente usada para Latim America (Latam), o que já seria importante, tendo em vista a área de atuação da companhia de aviação. Na melhor das hipóteses, a companhia aérea vai ter que carregar o estigma de não ter sua origem reconhecida facilmente pelo grande público internacional, tais como as facilmente identificáveis como Air France, Swiss, Emirates, JAL, British Airways, entre outras. A Varig conviveu com isso durante toda a sua existência.
No início de setembro de 2018, a Latam anunciou a decisão de fechar o capital da Multiplus, a administradora do programa de fidelidade da brasileira Tam. Após oito anos de voo solo, a Multiplus foi incorporada pela Latam por meio de uma oferta pública de aquisição de ações e teve sua operação fundida com outras duas plataformas de recompensas da companhia aérea, a Latam Pass e a Latam Fidelidade.
Em setembro de 2019, a companhia aérea americana Delta faz oferta de US$ 1,9 bilhão por 20% da Latam. A Delta também vai assumir pedido de 14 aviões da chilena, estimado em US$ 2 bilhões. A conclusão dessa operação de compra, correspondente a 20% do capital da Latam, ocorreu em 26 de dezembro de 2019. A Costa Verde Aeronáutica (CVA), empresa da família Cueto, fundadora da Lan, vendeu 46,75 milhões de ações para a Delta, reduzindo sua fatia de 26,24% para 20,18%. A família Cueto segue como maior acionista individual; a família Amaro, fundadora da Tam, tem 2,6% das ações.
Em 26 de maio de 2020, as filiais do Grupo Latam Airlines no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru decidem voluntariamente pela adesão ao processo de reorganização financeira sob proteção do Capítulo 11 da lei norte-americana. Segundo a empresa, essa é a melhor alternativa para reestruturar as finanças de forma ampla, assegurando sustentabilidade a longo prazo. Em 9 de julho de 2020, a Latam Airlines Brasil também passa a integrar esse processo de reorganização voluntária. De acordo com a empresa, é um passo assertivo em decorrência do prolongamento da pandemia do Coronavírus.
(Fonte: jornal Valor online - 06.08.2015 / 20.04.2016 / Exame - 31.10.2018 / Valor - 27.09.2019 / 02.01.2020 - partes)
Em setembro de 2019, a companhia aérea americana Delta faz oferta de US$ 1,9 bilhão por 20% da Latam. A Delta também vai assumir pedido de 14 aviões da chilena, estimado em US$ 2 bilhões. A conclusão dessa operação de compra, correspondente a 20% do capital da Latam, ocorreu em 26 de dezembro de 2019. A Costa Verde Aeronáutica (CVA), empresa da família Cueto, fundadora da Lan, vendeu 46,75 milhões de ações para a Delta, reduzindo sua fatia de 26,24% para 20,18%. A família Cueto segue como maior acionista individual; a família Amaro, fundadora da Tam, tem 2,6% das ações.
Em 26 de maio de 2020, as filiais do Grupo Latam Airlines no Chile, Colômbia, Equador, Estados Unidos e Peru decidem voluntariamente pela adesão ao processo de reorganização financeira sob proteção do Capítulo 11 da lei norte-americana. Segundo a empresa, essa é a melhor alternativa para reestruturar as finanças de forma ampla, assegurando sustentabilidade a longo prazo. Em 9 de julho de 2020, a Latam Airlines Brasil também passa a integrar esse processo de reorganização voluntária. De acordo com a empresa, é um passo assertivo em decorrência do prolongamento da pandemia do Coronavírus.
(Fonte: jornal Valor online - 06.08.2015 / 20.04.2016 / Exame - 31.10.2018 / Valor - 27.09.2019 / 02.01.2020 - partes)
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