Total de visualizações de página

1 de out. de 2011

Yaguara (cachaça)

          Yaguara é a primeira cachaça branca, blended, e orgânica do mundo, fruto da tradição da quinta geração de uma produção familiar e da ambição de criar a melhor cachaça branca do mundo. Concebido na fazenda da família no Paraná, o produto final é artesanal, destilado em pequenos lotes e blended sob a responsabilidade de Erwin Weimann, o máster blender brasileiro da Yaguara, na Weber Haus, em Ivoti (RS), destilaria selecionada cuidadosamente por sua qualidade. Cada lote é supervisionado e aprovado por Erwin antes do engarrafamento. Como curiosidade, Ivoti é a terceira cidade do país com mais registros da bebida com 89 cachaças registradas (a primeira é a capital mineira com 134 produtos, seguida por Salinas com 124).
          Yaguara significa onça pintada em tupi guarani. A fábrica está localizada na rodovia BR 369 km 13 - Água do Bugre, no município de Cambará, norte do Paraná.
          A criação da Cachaça Yaguara tem raízes na amizade de dois jovens empreendedores. Hamilton Lowe e Thyrso Camargo Neto se conheceram na escola e rapidamente tornaram-se grandes amigos. Ao longo dos anos, Hamilton viajou muitas vezes da Inglaterra, onde vive, para visitar Thryso no Brasil. Os dois passavam muitas horas com o avô de Thyrso, um homem que passou a vida aperfeiçoando sua própria cachaça no Paraná.
          Vislumbrando a oportunidade de aliar a tradição familiar da cachaça ao Brasil contemporâneo, Hamilton e Thyrso desenharam um projeto para criar sua própria cachaça. E assim nasceu a Cachaça Yaguara.
          Erwin Weimann considera que o segredo foi recorrer à tradição do artesanato de alta qualidade, combinada com a mais avançada tecnologia, pois, produzimos cachaça no Brasil há quase 500 anos. Então, para criar a Yaguara foi importante incorporar essa história e esse conhecimento e ao mesmo tempo refletir o Brasil moderno.
          Hamilton Lowe é filho de Sir Frank Lowe, um dos pioneiros da indústria de publicidade da Inglaterra. Hamilton cresceu em torno da criação de algumas das marcas mais icônicas do mundo, tendo seu pai como a força propulsora do crescimento de marcas como Heineken, Stella Artois, Mercedes-Benz e Reebok. Como chief marketing officer, Hamilton traz para a Cachaça Yaguara um olhar aguçado e uma excelente visão de negócios. Seu pai é membro do Conselho e principal consultor da marca.
          O casamento entre a tradição e a modernidade da Yaguara se traduz na garrafa, desenhada para se destacar em bares em todo o mundo. O design criado por Brian Clarke, o principal artista de vidro no mundo, é inspirado no ornamento romano, mais tarde redesenhado por Roberto Burle Marx no calçadão de Copacabana, ícone do Brasil contemporâneo. Para Brian o Brasil brilha com otimismo, irradia esperança. É o lugar mais interessante do mundo atualmente e a Yaguara se faz sentir parte disso.
          A empresa quer expandir as fronteiras da cachaça e ressaltar a reputação da categoria no cenário global, com seu sabor único e garrafa impactante. O resultado é uma bebida moderna, criada para colocar a cachaça no patamar em que ela merece: entre os melhores destilados brancos do mundo e como base perfeita para coquetéis, proporcionando também inúmeras alternativas de receitas.
          A ambição desta cachaça é evidenciada pela importância que as equipes de Yaguara colocaram em trabalhar com bartenders ao redor do globo. "Desde o início sabíamos que era importante envolvermos bartenders em diversas partes do mundo para que eles possam nos ajudar a desenvolver a categoria ", explica Hamilton Lowe um dos fundadores da empresa. "Para isso, estamos trabalhando em estreita colaboração com o principal bartender brasileiro, Marcio Silva, e com bartenders chave em Nova York, Tóquio, Londres e Paris”, completa Hamilton.
          Como diretor executivo, Thyrso Camargo Neto combina as competências adquiridas em seus bem-sucedidos empreendimentos anteriores com a tradição da família em criar ótimas cachaças. Tendo crescido em torno dos campos de cana de açúcar no Brasil, vendo seu avô destilar e envelhecer sua própria cachaça, a criação de Yaguara é um passo natural para Thyrso. O mesmo pode ser dito sobre seu irmão Thiago Camargo, que supervisiona os aspectos operacionais e financeiros da empresa, após ter trabalhado no mercado financeiro.
          Thyrso Camargo acrescenta: "Para mim, a história de Yaguara é a história do Brasil atual. Criamos um produto que permanece fiel às origens e tradições da cachaça mas ao mesmo tempo é direcionado aos brasileiros contemporâneos. Além do mais, produzimos essa cachaça levando em consideração as oportunidades globais”.
          Juntos, Hamilton, Thirso e Erwin, os três fundadores da Cachaça Yaguara, construíram uma equipe de especialistas para ajudar a levar o produto criado por eles nesta categoria emergente de bebidas para o mercado global. É um produto do qual eles estão imensamente orgulhosos, acreditando que a categoria tem um enorme potencial de desenvolvimento em todo o mundo.
( Fonte: site Mapadacachaça - parte)

Nenhum comentário: