Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Panvel / Dimed Farmácias

           Primeiro, as farmácias gaúchas Panitz e Velgos foram concorrentes. Depois, tornaram-se aliadas. Juntas, elas criaram uma central de compras, que se transformaria numa das primeiras distribuidoras de medicamentos do país - Dimed. Era coisa rara no Brasil em 1967. Em geral, as drogarias abasteciam-se diretamente da indústria, o que consumia tempo e dinheiro com a manutenção de estoques. Outras farmácias da região, além da Panitz e da Velgos, passaram a comprar da Dimed.
           O atacado foi o carro-chefe durante décadas - chegou a representar 80% do faturamento do grupo, que incluía as próprias farmácias e a produção de cosméticos. Com o Plano Real e o fim da hiperinflação, o varejo se fortaleceu. As farmácias do grupo, rebatizadas com a marca Panvel (Panitz + Velgos) nos anos 1970, passaram a responder por 80% da receita. O ano oficial da fundação é 1973.
           O desafio atual é expandir a atuação para além dos três estados do Sul. Uma primeira loja Panvel foi inaugurada em São Paulo em outubro de 2016 e outras estão planejadas para os próximos anos. A empresa tem sede em Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul.
          Com previsão para o início de 2020, a Panvel vai inaugurar um pequeno centro de distribuição em Perdizes, na capital paulista, de cerca de 1,5 mil metros quadrados, semelhante ao que a Panvel já utiliza na região de Porto Alegre. A perspectiva é que comece a operar em dezembro e esteja totalmente operacional em janeiro. Esse centro de distribuição vai agilizar a entrega das compras realizadas nos canais digitais.
          O faturamento do grupo gira em torno de 2,3 bilhões de reais, considerando dados de 2016.
          Em março de 2022, o grupo Dimed passou a se chamar, oficialmente, Grupo Panvel.
(Fonte: revista Exame Melhores & Maiores - 2017 / Ágora Investimentos - 23.09.2020 - parte)

Nenhum comentário: