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6 de out. de 2011

Dass (Fila / Umbro)

          Fundado em 1980 em Santa Catarina, o Grupo Dass tornou-se uma das principais empresas no ramo da fabricação de artigos esportivos no país.
          A Dass Nordeste Calçados Esportivos, fabricante das marcas Fila e Umbro (a Umbro é fornecedora de uniforme de Santos, Grêmio, Cruzeiro, Chapecoense, Bahia, Atlético Paranaense e Avaí)), foi fundada em 1981 e tem como sócios Vilson Hermes, João Batista da Silva, João Henrique Hoppe e Herbert Brian Handley.
          Desde 2014, além da produção, o Grupo Dass passou a investir na gestão de marcas estrangeiras: a italiana Fila e a britânica Umbro. Tradicionalmente, o grupo terceirizava a venda para varejos esportivos e de moda.
          Particularmente quanto à marca Fila, para crescer no mercado latino-americano, a empresa quer conquistar espaço no varejo de artigos esportivos brasileiro criando lojas próprias da Fila. O plano de expansão da marca italiana envolve a inauguração de lojas conceito e outlets. O objetivo é aproximar o consumidor e fortalecer a Fila no mercado.
          A empresa atua na área de gestão e sourcing para marcas esportivas na América Latina, com operações próprias no Brasil, Argentina e Peru.
          Considerando dados de 2017, a empresa registrou receita líquida de R$ 1,72 bilhão, com cerca de 49% proveniente da operação brasileira. Produziu e vendeu no ano 17,9 milhões de pares de calçados e 6,1 milhões de peças de confecção. 
          Em setembro de 2019, a marca traçou o plano DTC – Direct to Consumer (Direto ao Consumidor, em português). Desde então, lançou cinco lojas próprias nas cidades de Porto Belo (SC), Guarulhos (SP), Duque de Caxias (RJ) e Fortaleza (CE). A mais recente foi inaugurada em janeiro de 2020, um outlet em Itupeva, no interior de São Paulo.
          Para avançar no plano de expansão, o Grupo Dass criou a área exclusiva de DTC. O objetivo da holding, segundo a chefe de varejo Vera Ramos, é expandir o número de outlets no Brasil.
          Sem revelar números de investimento, o Brasil é uma das grandes apostas da marca Fila. Isso porque todas as estratégias da marca no Brasil são implementadas em outras unidades da América Latina controladas pelo grupo, como em Coronel Suarez, Eldorado e Buenos Aires, na Argentina.
          As lojas contam com artigos esportivos e moda casual, além de acessórios e coleções exclusivas. Os espaços foram projetados para reduzir o consumo de energia, com iluminação 100% de LED e feita de materiais recicláveis.
          Em 1º de novembro de 2021, o Grupo Dass faz oferta vinculativa para adquirir 60% do capital da Osklen, junto à sua proprietária, a Alpargatas, avaliado em R$ 400 milhões,. A Dass vai pagar R$ 180 milhões em três parcelas anuais e um valor variável de até R$ 60 milhões, dependendo do cumprimento de certas metas em 2022 e 2023. Do valor negociado, é necessário descontar a dívida da Osklen - o valor não foi revelado.
(Fonte: jornal Valor - 10.04.2018 / revista Época Negócios - 10.02.2020 / Valor - 03.11.2021 - partes)

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