Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Companhia de Jesus

          A Companhia de Jesus, ordem religiosa cujos membros são conhecidos como jesuítas, foi fundada em 15 de agosto de 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola. A companhia criou um modelo organizacional com ênfase no trabalho prático, em vez de na contemplação.
          Foi fundada em Monte Martre (Montmartre), um bairro boêmio da cidade de Paris, instalado em uma colina que, já nos tempos dos gauleses, se destinava a lugar de culto. Faziam parte do grupo de fundadores, além de Santo Inácio de Loyola, Francisco Xavier e São Pedro Fabro.
          Vinte anos depois, em 1554, dois integrantes da Companhia de Jesus, o português Manoel da Nóbrega e o espanhol José de Anchieta, chegaram ao planalto de Piratininga pela serra do Mar e avistaram um sítio com "ares frios e temperados como os da Espanha", que lhes parecia "uma terra mui fresca e de águas boas".
          Fundaram São Paulo de Piratininga no local onde seria construído, dois anos mais tarde, o Pátio do Colégio.
          Os missionários chegaram na esperança de criar nas terras altas de Piratininga um novo modelo de catequização. Um lugar onde os índios "selvagens" pudessem assimilar as crenças e o modo de vida do branco europeu e não o contrário, como ocorria não muito longe dali, no litoral. Na Vila de São Vicente, os portugueses conviviam com os gentios "como se fossem bárbaros também" tal o "desregramento do senso moral" vigente na pequena comunidade onde o padre José de Anchieta desembarcara um ano antes com mais quatro companheiros.
          Ao instalarem o Colégio Piratininga numa colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, estavam iniciando a história de uma cidade que se tornaria a maior da América do Sul: São Paulo.
          Em 1640, os jesuítas, expulsos de São Paulo 13 anos antes por se opor à escravidão dos índios, voltam para continuar a catequese.
          Em 12 de maio de 1867, os padres jesuítas da Companhia de Jesus fundaram o Colégio São Luís, em Itu, interior de São Paulo, que em 1918 foi transferido para a Avenida Paulista, na capital e em 2020 passou a ocupar uma nova sede na região do Parque Ibirapuera. Seu projeto de educação é baseado na obra de Santo Inácio de Loyola. o criador da Companhia de Jesus.
          A Rede Jesuíta de Educação (RJE) reúne mais de 800 unidades de educação básica em 60 países, sendo 17 no Brasil.
           Os jesuítas tornaram-se tornaram-se uma organização de maior sucesso no mundo. Hoje, a sede da Companhia de Jesus é em Roma.
(Fonte: Wikipédia / revista Exame 10.12.2003 / revista Veja São Paulo - 31.05.2017 / site da escola / Inovação e Mudança - HSM - partes)

Nenhum comentário: