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5 de out. de 2011

Makro

          Makro é uma rede atacadista holandesa, fundada em 1968, pertencente à SHV (Steenkolen Handeis Vareeniging) Holdings N.V. com sede em Amsterdã. A SHV opera com as marcas de GLP Supergasbras e Minasgás em território brasileiro.
          No Brasil, o Makro foi o primeiro atacadista de auto-serviço, abrindo sua loja na Vila Maria, na Zona Norte da capital paulista, em 1972.
          A partir do começo dos anos 1990, o grupo investiu na expansão de lojas em todo o Brasil, alinhada com o crescimento de cada região, principalmente nas regiões Sul e Nordeste.
          Em outubro de 1993, depois de passar dois anos sem abrir filiais, o Makro inaugurou sua 24ª loja. Dessa vez, o local escolhido foi Brasília. A unidade ofereceu inicialmente uma variedade de 26.000 itens e consumiu um investimento de 13 milhões de dólares. Na época, o Makro contava com um cadastro de mais de 1 milhão de clientes, formado por pequenos e médios varejistas.
          Em setembro de 1995, o holandês Derk Doijer foi enviado para dirigir o Makro Brasil. Sua primeira medida foi uma política comercial mais agressiva, com redução nos preços das prateleiras. Segunda medida: uma mexida profunda no QG da companhia. Das 300 pessoas que trabalhavam no escritório central, restaram 200. Terceira medida: corte de 30% no número de fornecedores, reduzido a 1500. Em 1995, numa hora infeliz, abriu o capital da empresa.
          Em 1998, as lojas do Makro localizadas na Europa passaram a pertencer à alemã Metro.
          No Brasil, com lojas amplas e estrategicamente localizadas, o Makro busca suprir todas as necessidades de clientes profissionais através de uma grande variedade de produtos em Alimentos, Perecíveis e Não Alimentos
          A empresa faz contratos corporativos para abastecer empresas que possuam operação em todo território nacional.
          O Makro opera em 5 países da América do Sul: Argentina, Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela. Possui 130 lojas na América do Sul, sendo 74 lojas no Brasil.
          Em 16 de fevereiro de 2020, é divulgado que a rede Makro vendeu parte de sua operação no Brasil, 30 lojas, para o Carrefour Brasil, por R$ 1,95 bilhão. O objetivo do Carrefour é acelerar a expansão do Atacadão, marca de "atacarejo" da rede. Com a aquisição, o Atacadão passa a ter 217 pontos de venda. Segundo comunicado, as lojas ficam em 16 estados e no Distrito Federal e as bandeiras seriam convertidas em até 12 meses. A transação também envolveu a compra de 14 postos de gasolina.
          Em meados de 2022, o Makro segue com a negociação para a venda de 24 lojas localizadas em São Paulo. Negociações com o Grupo Muffato teriam avançado significativamente e inclui, além dos 24 pontos comerciais, a sede da rede e o centro de distribuição em Cajamar, na grande São Paulo.
          Em janeiro de 2023 o Makro vendeu 16 imóveis no estado de São Paulo para o Grupo Muffato. A transação envolveu a venda dos imóveis da empresa, não dos negócios. A operação envolveu também a compra de 11 postos de combustíveis. Na capital paulista, o Muffato comprou imóveis do Makro nos bairros Butantã, Lapa e Interlagos. As demais lojas ficam em Guarulhos, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Santo André, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, duas unidades em Sorocaba, São José dos Campos, Taubaté, Campinas e Mogi das Cruzes. Segundo o jornal Valor Econômico, fontes do setor estimam que a operação custou de R$ 800 milhões a R$ 1,1 bilhão.
(Fonte: revista Exame - 04.08.1993 / 17.01.1996 / site da empresa / Wikipédia / Eleven Financial - 17.02.2020 / Valor - 25.07.2022 / MoneyTimes - 26.01.2023 - partes)

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