Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Lauda Air / Niki (Airlines)


Lauda Air Boeing 737-600 - Foto: Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-SA


Lauda Air
          A Lauda Air foi fundada em 1979, pouco depois de seu fundador, Niki Lauda, ter deixado a Fórmula 1, para cuidar de sua primeira companhia aérea. Inicialmente, a empresa realizava apenas voos charter e táxi-aéreo.
          Em 1982 Lauda retornou à categoria como piloto da McLaren. Dois anos depois, em 1984, conquistou seu terceiro e último título mundial por apenas 0,5 ponto.
          Niki voltou a se aposentar das pistas em 1985, dessa vez em definitivo. A Lauda Air, nesse mesmo ano, passou a utilizar modelos BAC One Eleven.
          Somente em 1987 ela foi autorizada a voar comercialmente. Para essa nova etapa a empresa utilizava alguns Fokker F-27 e Boeing 737. Algum tempo depois o Airbus A320 e os modelos Boeing 767 e 777 também passaram a fazer parte da frota da companhia. Voava para diversos países, como Austrália, Itália, França, Portugal, Islândia e até Cuba.
          No dia 26 de maio de 1991, o voo Lauda Air 004 partiu de Hong Kong e tinha como destino o aeroporto de Viena, na Áustria. Às 23h17 do horário local, o Boeing 767-300ER caiu na Tailândia, matando todos os 223 ocupantes.
          Lauda fez questão de visitar o local do acidente e encabeçou uma investigação paralela, O austríaco tinha plena convicção que sua tripulação não tinha culpa no acidente, e desconfiava de algum problema mecânico.
          Niki tinha razão, já que o laudo apontou que uma falha em um dos motores acionou o reverso em pleno voo. Isso causou a perda do controle da aeronave e, consequentemente, a queda.
          Niki Lauda é um dos nomes mais marcantes da história da Fórmula 1. O austríaco tem no currículo três títulos mundiais (1975,1977 e 1984), além de ter sobrevivido a um acidente terrível em 1976. Nesse ano, inclusive, protagonizou uma forte disputa com o britânico James Hunt, que foi imortalizada nos cinemas em 2013 com o filme Rush.
          Além de todo esse histórico nas pistas, ele é um dos líderes da equipe Mercedes atualmente, sendo um dos pilares do domínio dos carros prateados desde 2014. Porém, mesmo com toda essa ligação com as pistas, Lauda já abandonou as competições quando ainda era piloto.
          Lauda vendeu a Lauda Air em 2002 para a Austrian Airlines. A Lauda Air operou até 2013.
          Niki Lauda (Andreas Nikolaus Lauda) morre em 20 de maio de 2019, aos 70 anos, em Viena, a mesma cidade em que nasceu.


Niki (Airlines)
          Houve, também, outra companhia na vida do tricampeão mundial de Fórmula 1 Niki Lauda. A companhia aérea de baixo custo Niki foi fundada em 2003, quando o austríaco comprou a Aero Lloyd Austria. Entre os destinos, a empresa operou rotas domésticas e também para alguns países europeus e do norte da África.
          A Niki fechou uma parceria com a alemã Air Berlin em 2004. O acordo envolvia cooperação nos canais de vendas, em aeronaves e voos. As aeronaves utilizadas pela companhia foram modelos Airbus A320 e A321, além de aviões da Embraer, como o E190. Alguns Boeing 737 também foram utilizados.
          Lauda vendeu a muito rentável Niki em 2011 para a alemã Air Berlin. Lauda se afastou da companhia, deixando o comando.
          No final de 2017, a Air Berlin declarou falência. Como a Niki já fazia parte da companhia, ela também encerrou suas atividades.
          Esse foi o fim da segunda empresa que levava o nome do campeão de Fórmula 1 pelos ares. Ao menos a Mercedes segue dominando a categoria máxima do automobilismo, o que mostra que Lauda não era só bom no volante. O austríaco também sabe comandar grandes equipes.
          Em janeiro de 2019, depois de uma negociação sigilosa, Lauda recuperou a companhia, retirando a empresa do grupo IAG/Vueling. O último grande momento empresarial da ‘Fênix’ aconteceu em março de 2019, quando vendeu 75% de sua participação à irlandesa Ryanair, com um novo lucro e permanecendo como um dos diretores da companhia, rebatizada de LaudaMotion.
          Niki Lauda (Andreas Nikolaus Lauda) morre em 20 de maio de 2019, aos 70 anos, em Viena, a mesma cidade em que nasceu.


Niki Embraer E190 - Foto: Aero Icarus on Visual hunt / CC BY-SA

Fonte: MSN Carros - Garagem 360 - Leo Alves - 04.01.2019 / IstoÉDinheiro - 21.05.2019- partes

Nenhum comentário: