Total de visualizações de página

4 de out. de 2011

Saab

          A marca de carros Saab trazia em seu logotipo um grifo, uma criatura mitológica, em vermelho, com uma coroa. Esta, por sua vez, era uma referência à Scania, província da Suécia onde a marca foi fundada.
          O modelo 99 (lançado por volta de 1968) marcou o início de um novo capítulo na história da Saab. A marca sueca descartou o design de seus primeiros carros, inspirado no do 92, em favor de um estilo mais contemporâneo, que se caracterizava pelo para-brisa envolvente. Um motor de quatro cilindros, fornecido pela Triumph, relegou o dois-tempos do 96, derivado dos criados pela DKW, aos livros de história de uma vez por todas. O Turbo, de 1978, continua a ser a evolução mais conhecida do 99. Ele pavimentou o caminho de cada um dos modelos de alto desempenho da Saab de sua apresentação em diante.
          Na década de 1980, com o 900 Aero (chamado SPG na América do Norte), a Saab quis provar que conseguia competir com os fabricantes alemães. E até ganhar deles em seu próprio terreno. Os primeiros exemplares foram construídos sobre o 900 Turbo, com um motor de quatro cilindros de 162 cv, apesar de a potência ter sido ampliada ao longo dos anos 1980. Rodas de liga leve de três raios e saias laterais informavam os observadores de que aquele não era um 900 qualquer.
As saias inspiraram a Mercedes-Benz na atualização de seus modelos W201 (o 190) e W124 (o primeiro a ser chamado de Classe E).
           A Saab foi inteiramente comprada pela GM em 2000. E vendida à Spyker em 2010, mas parou de fabricar carros em 2011. Uma empresa chinesa, chamada NEVS, comprou então o espólio automotivo da Saab, mas parece que a marca não será mais usada por nenhum outro veículo. O fim da empresa, porém, foi decretado oficialmente somente em 2016. É um terreno pantanoso e complexo, já que o nome Saab ainda é usado na fabricação de aviões militares. A produção de carros e de aviões ficou sob uma empresa única até 1990.
          A divisão de aviação segue firme e forte, produzindo tanto modelos civis, como militares. A Força Aérea Brasileira fechou uma encomenda em 2013 de alguns caças Gripen NG, que seriam produzidos em solo brasileiro.
          Em fins de abril de 2020 a Gripen compra 100% da empresa de radares Atmos Sistemas em São Paulo. É a primeira aquisição da Saab no Brasil.
(Fonte: msn - Carros / Aurocar Brasil - msn - 2002/2019 / Valor - 29.04.2020 - partes)

Nenhum comentário: