Com sede em Munique, capital da Baviera (em latim, Bavaria), na Alemanha, a Bayerische Motoren Werke - BMW, (em inglês, Bavarian Motor Works) é uma das maiores montadoras mundiais de carros de luxo. Sua simbologia designa a origem dos seus negócios: a fabricação de motores de aviões. A imagem é de uma hélice (com o avião em movimento), formando a junção do logo da Rapp Motorenwerke (empresa que fabricava aviões) e o azul e o branco da marca representam o céu e as cores da Bavária.
Seu início como fabricante de aviões, ocorreu em 1916. Como a Alemanha foi proibida de produzir aeronaves após o final da Primeira Guerra Mundial (1918), a marca precisou mudar de ramo, mas seguiu produzindo motores para o ramo aeronáutico.
Somente a partir de 1952, a fábrica passou a produzir carros, como o BMW Isetta, o M3 e, desde 1975, o mais bem-sucedido de todos os modelos BMW: o Série 3.
Nos anos 1950 e 1960, a BMW ainda estava descobrindo sua identidade. Notando a incerteza da empresa, o importador norte-americano da BMW, Max Hoffman, sugeriu colocar o maior motor disponível (um quatro cilindros de dois litros) em um carro de pequeno porte, chamado New Class (Nova Classe). Essa decisão levou à invenção da categoria sedan esportivo, um segmento da indústria que a BMW agora lidera. Nessa categoria, situa-se o BMW 1500, que foi produzido de 1961 a 1972.
Um modelo que criou bastante badalação foi o Z8, lançado originalmente como o carro de James Bond em O Mundo Não é o Bastante (The World Is Not Enough), de 1999. Foi a última aparição do James Bond pilotando um BMW, que vinha sendo seu carro oficial desde 1993.
Um modelo que criou bastante badalação foi o Z8, lançado originalmente como o carro de James Bond em O Mundo Não é o Bastante (The World Is Not Enough), de 1999. Foi a última aparição do James Bond pilotando um BMW, que vinha sendo seu carro oficial desde 1993.
Nos anos 1990, Bernd Pischetsrieder, então presidente da BMW, alimentava o desejo de transformar a montadora numa superpotência e decidiu partir para o jogo das fusões e aquisições. Elegeu o grupo britânico Rover (Land Rover) como alvo que deveria ser atingido no curto prazo. Em 1994, a BMW pagou 1,7 bilhão de libras pela Rover e investiu outros 2 bilhões de libras nas linhas de produção. Seis anos depois, estava num beco sem saída. Não conseguiu integrar as operações, cujas culturas eram distintas, nem recuperar um centavo investido.
Joachim Milberg, sucessor de Pischetsrieder, decidiu pôr fim ao casamento com a Rover. Vendeu a parte problemática da montadora britânica por simbólicas 10 libras e passou a divisão Land Rover, em 2000, para a Ford, num negócio que rendeu 1,8 bilhão de libras. Preservou para a BMW apenas uma fábrica, a do modelo Mini, que virou um sucesso de vendas.
Para os SUVs, a BMW definiu um padrão de Série X, em alusão ao sistema de tração integral Xdrive. A linha é extensa e vai de X1 até X7 sem pular um número sequer.
A BMW é a empresa-mãe da Rolls-Royce Motor Cars. A empresa fabrica também motos e carros elétricos.
No Brasil, a BMW instalou sua fábrica de automóveis com início da produção em 30 de setembro de 2014, no município de Araquari, nordeste catarinense. As instalações no Km 66, às margens da BR-101, ocupam 500 mil metros quadrados, de uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados.
(Fonte: revista Forbes 18.07.2001 / revista Exame - 13.04.2005 / jornal Gazeta Mercantil - 08.07.2005 / MSN Espresso - 29.05.2017 - msn Carros - 18.01.2019 - partes
A BMW é a empresa-mãe da Rolls-Royce Motor Cars. A empresa fabrica também motos e carros elétricos.
No Brasil, a BMW instalou sua fábrica de automóveis com início da produção em 30 de setembro de 2014, no município de Araquari, nordeste catarinense. As instalações no Km 66, às margens da BR-101, ocupam 500 mil metros quadrados, de uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados.
(Fonte: revista Forbes 18.07.2001 / revista Exame - 13.04.2005 / jornal Gazeta Mercantil - 08.07.2005 / MSN Espresso - 29.05.2017 - msn Carros - 18.01.2019 - partes
German Version:
Das in München ansässige Unternehmen blickt auf eine fast hundertjährige Firmengeschichte zurück. 1917 kam es zur Gründung der Bayerischen Motoren Werke GmbH durch Franz Josef Popp. Bereits ein Jahr später wurde die Bayerische Motoren Werke GmbH in BMW Aktien-Gesellschaft umfirmiert. In den 50er Jahren wendeten Kleinaktionäre und die Belegschaft eine Übernahme durch den Kontrahenten Daimler–Benz ab und Hauptaktionär Herbert Quandt forcierte die Sanierung von BMW.
Die 1970er Jahre waren für das Unternehmen von zentraler Bedeutung. Die erste Produktionsstätte außerhalb Deutschlands wurde 1972 in Südafrika errichtet. Gleichzeitig wurden weltweit Vertriebstöchter angesiedelt. 1992 erfolgte dann der Gang in die USA – in South Carolina öffnete ein Produktionswerk für den BMW Z3. Meilensteine waren der Kauf der Rover Group 1994, die im Jahre 2000 wieder abgestoßen wurde und die Sicherung der Namensrecht an Rolls–Royce Ende des vergangenen Jahrtausends.
Ab 2000 fokussiert sich BMW auf ausgewählte Premiumsegmente in der internationalen Automobilindustrie. 2001 kam es folglich zur Einführung der Marke MINI. Seit 2007 erschließt sich BMW mit der Eröffnung einer Vertriebsgesellschaft und eines eigenen Montagewerks den Markt Indien; in über 30 Ländern ist das Unternehmen mit einer Vertriebsgesellschaft präsent. Neben Daimler-Benz sind auch Audi und dessen Muttergesellschaft VW wichtige Mitbewerber.
Die BMW Aktiengesellschaft ist weltweit als einziges Mehrmarken–Automobilunternehmen aufgestellt, das eine reine Premium–Marken–Strategie verfolgt. Die Marken BMW, Rolls–Royce Motor Cars und MINI gehören neben den BMW–Motorrädern zum Portfolio.
Die Familie Quandt ist Hauptaktionär und verfügt über den Großteil der Aktien. BMW ist im DAX sowie im Euro Stoxx 50 gelistet. Anleger können neben Direktinvestments über die Börse auch in Eurex-Optionen und Derivate investieren. Die wichtigsten Kennzahlen sowie eine Risiko-Einstufung zur BMW-Aktie finden Sie im kostenlosen boerse.de-Aktienreport.
(Fonte: Europas Erstes Finanzportal Boerse.de)
Die Familie Quandt ist Hauptaktionär und verfügt über den Großteil der Aktien. BMW ist im DAX sowie im Euro Stoxx 50 gelistet. Anleger können neben Direktinvestments über die Börse auch in Eurex-Optionen und Derivate investieren. Die wichtigsten Kennzahlen sowie eine Risiko-Einstufung zur BMW-Aktie finden Sie im kostenlosen boerse.de-Aktienreport.
(Fonte: Europas Erstes Finanzportal Boerse.de)
Um comentário:
Gostei.
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