Edward Mead Johnson, inspirado nos estudos de anti-sepsia de Joseph Lister, se uniu em 1885 aos irmãos James Wood Johnson e Robert Wood Johnson parar criar uma linha de curativos cirúrgicos "prontos para usar" (na década de 1860, usando a teoria dos germes de Louis Pasteur, Joseph Lister introduziu a anti-sepsia que viria transformar a prática cirúrgica pela redução da infecção pós-operatória). Os primeiros itens foram produzidos em 1886 e a companhia Johnson & Johnson - J&J, foi criada em 1887.
Robert Wood Johnson foi o primeiro presidente da companhia. Trabalhou para melhorar as práticas sanitárias no início do século XIX, e emprestou seu nome a um hospital em New Brunswick, Nova Jersey. Com sua morte, em 1910, a presidência da empresa passa para seu irmão James Wood Johnson até 1932 e então assume seu filho Robert Wood Johnson II.
Robert Wood Johnson foi o primeiro presidente da companhia. Trabalhou para melhorar as práticas sanitárias no início do século XIX, e emprestou seu nome a um hospital em New Brunswick, Nova Jersey. Com sua morte, em 1910, a presidência da empresa passa para seu irmão James Wood Johnson até 1932 e então assume seu filho Robert Wood Johnson II.
A primeira fralda descartável para bebês, no Brasil, foi lançada pela J&J. No início, a fralda era desajeitada. Alguns pediatras a desaconselhavam, por deixar as pernas do bebê muito abertas ou por causar alergias frequentes. Uma vez fechada com fita adesiva, não havia como abrir a fralda sem rasgá-la. Isso impedia que os pais conhecessem o teor e consistência da obra produzida por bebês sem jogar a fralda toda fora. Para completar, fraldas descartáveis eram bem mais caras que as de tecido e, como toda novidade, desconhecidas dos consumidores. Dos meros 4% dos bebês dessa época, as fraldas descartáveis chegaram a 22% de penetração em 1998, considerando o mercado como um todo.
Uma de suas aquisições de relevância aconteceu em agosto de 1994. A Johnson & Johnson incorporou a seus domínios, por cerca de 1 bilhão de dólares, a Neutrogena, conhecida por suas linhas de sabonetes, xampus e cremes com fórmulas escandinavas. Outras aquisições foram as marcas de cosméticos Vogue Internacional e NeoStrata.
A sede da empresa está situada em New Brunswick, Nova Jersey, Estados Unidos. A J&J tem 230 filiais com operações em mais de 57 países e seus produtos chegam a 175 países. Suas numerosas marcas estão distribuídas nos segmentos de medicamentos e primeiros socorros; produto de beleza; produtos para bebês e cuidados com a saúde, bem como medicamentos que não necessitam de prescrição médica como o Tylenol.
A empresa definiu a lista das categorias mais resistentes à diminuição de consumo. E decidiu por encorajar produtos com inovação tecnológica, como cremes solares e produtos para bebês cujas vendas crescem mais rápido e têm melhores margens. Marcas em mercados consolidados tal como o "Cotonete", ou com menor valor agregado deixa de ser o foco. O portfólio de produtos abrange best sellers como o absorvente feminino Sempre Livre, o curativo BandAid, o shampoo Baby, o enxaguante bucal Listerine, o protetor solar Sundown e Neutrogena. A Aveeno também é marca que está em seu portfólio.
No Brasil, a Johnson & Johnson se instalou em 1933. Em março de 2003, a empresa teve pela primeira vez uma mulher à frente de uma de suas três divisões, a área de produtos profissionais, responsável pela fabricação de materiais e equipamentos para a área médica. Trata-se da biomédica paulista Maria Regina Navarro, nascida em 1956, e que trabalhava na J&J desde 1978.
Proprietária de uma linha tradicional e líder no segmento infantil, mas com desafios crescentes com competidores como Unilever que desenvolveu uma linha completa para bebês com a marca Dove, a J&J iniciou uma corrida mais agressiva em categorias como cuidados pessoais. Um caminho para acelerar o ganho de mercado é através de aquisições. A compra da marca de pomada para bebês Hipoglós da Procter & Gamble é um exemplo. A empresa passou à liderança nessa categoria no Brasil. Já havia ampliado os produtos para bebês com o lançamento no Brasil da Desitin, que é a marca de cremes contra assaduras da J&J em mais de dez países. Alguns itens são produzidos por terceiros como o sabonete baby, produzido pela JBS. Na área de limpeza, a J&J é dona da marca Perfex de pano multiuso.
Uma de suas aquisições de relevância aconteceu em agosto de 1994. A Johnson & Johnson incorporou a seus domínios, por cerca de 1 bilhão de dólares, a Neutrogena, conhecida por suas linhas de sabonetes, xampus e cremes com fórmulas escandinavas. Outras aquisições foram as marcas de cosméticos Vogue Internacional e NeoStrata.
A sede da empresa está situada em New Brunswick, Nova Jersey, Estados Unidos. A J&J tem 230 filiais com operações em mais de 57 países e seus produtos chegam a 175 países. Suas numerosas marcas estão distribuídas nos segmentos de medicamentos e primeiros socorros; produto de beleza; produtos para bebês e cuidados com a saúde, bem como medicamentos que não necessitam de prescrição médica como o Tylenol.
A empresa definiu a lista das categorias mais resistentes à diminuição de consumo. E decidiu por encorajar produtos com inovação tecnológica, como cremes solares e produtos para bebês cujas vendas crescem mais rápido e têm melhores margens. Marcas em mercados consolidados tal como o "Cotonete", ou com menor valor agregado deixa de ser o foco. O portfólio de produtos abrange best sellers como o absorvente feminino Sempre Livre, o curativo BandAid, o shampoo Baby, o enxaguante bucal Listerine, o protetor solar Sundown e Neutrogena. A Aveeno também é marca que está em seu portfólio.
No Brasil, a Johnson & Johnson se instalou em 1933. Em março de 2003, a empresa teve pela primeira vez uma mulher à frente de uma de suas três divisões, a área de produtos profissionais, responsável pela fabricação de materiais e equipamentos para a área médica. Trata-se da biomédica paulista Maria Regina Navarro, nascida em 1956, e que trabalhava na J&J desde 1978.
Proprietária de uma linha tradicional e líder no segmento infantil, mas com desafios crescentes com competidores como Unilever que desenvolveu uma linha completa para bebês com a marca Dove, a J&J iniciou uma corrida mais agressiva em categorias como cuidados pessoais. Um caminho para acelerar o ganho de mercado é através de aquisições. A compra da marca de pomada para bebês Hipoglós da Procter & Gamble é um exemplo. A empresa passou à liderança nessa categoria no Brasil. Já havia ampliado os produtos para bebês com o lançamento no Brasil da Desitin, que é a marca de cremes contra assaduras da J&J em mais de dez países. Alguns itens são produzidos por terceiros como o sabonete baby, produzido pela JBS. Na área de limpeza, a J&J é dona da marca Perfex de pano multiuso.
Em agosto de 2020, a Johnson & Johnson compra a biofarmacêutica Momenta, empresa de biotecnologia americana dedicada a tratamentos para doenças raras mediadas pelo sistema imunológico. O negócio, de US$ 6,5 bilhões, reforçará a divisão Janssen.
No início de abril de 2023, a Johnson & Johnson concordou em pagar US$ 8,9 bilhões a dezenas de milhares de pessoas que alegaram que o talco produzido pela empresa causava câncer.
A J&J está dividida em três grupos - farmacêutico, aparelhos médicos e consumo. Emprega 6.000 pessoas no Brasil e 128.000 no mundo (60 países), com receita global de US$ 70,1 bilhões (em 2015). Sua presença em lares brasileiros subiu para 78% em 2015 de acordo com o instituto Nielsen.
Em 8 de janeiro de 2024, a agência Dow Jones informa que a Johnson & Johnson comprou a Ambrx Biopharma (AMAM), que desenvolve tratamentos contra o câncer, por US$ 2 bilhões. A
farmacêutica vai adquirir todas as ações da companhia, pagando US$ 28 por ação, um prêmio de 105% sobre o fechamento das ações de 5 de janeiro.(Fonte: revista Exame - 01.07.1998 / 02.06.1999 / 12.03.2003 / jornal Valor International edition - 10.03.2016 / revista Exame - 07.12.2016 / Valor - 19.08.2020 / NY Times - 05.04.2023 / Valor - 08.01.2024 - partes)
German Version:
Johnson & Johnson ist ein global tätiges Unternehmen im Bereich Health-Care-Produkte. Die Produktpalette umfasst so bekannte und renommierte Marken wie Penaten Creme oder Neutrogena Shampoo, sowie Produkte aus dem BereichGesundheit, darunter Nizoral.
Johnson & Johnson ist die gemeinsame Idee der drei Brüder Robert Wood Johnson, James Wood Johnson and Edward Mead Johnson, die das Unternehmen im Jahre 1886 in New Brunswick gegründet haben. Bereits zwei Jahre nach Firmengründung wurden die ersten Sanitätskästen angeboten. Unter dem Vorsitz von James Wood Johnson expandierte das Unternehmen in den 20er und 30 Jahren nach Großbritannien, Südafrika und Australien. Standorte in Asien – so zum Beispiel in Indien- kamen nach dem 2. Weltkrieg hinzu.
Erfolgreiche Produktentwicklungen, so ein spezielles Baby Shampoo 1954, gingen mit der regionalen Ausdehnung einher.
Um auch auf dem Markt der pharmazeutischen Medizin präsent zu sein, tätigte Johnson & Johnson einige Übernahmen (McNeil Laboratories ,USA und Cilag Chemie, Europa).
Im neuen Jahrtausend erwarb Johnson & Johnson große Unternehmen wie die Tibotec-Virco BVBA (Tätigkeitsfeld HIV/AIDS, Tuberkulose), Pfizer Consumer Healthcare, die niederländische Crucell, den SchweizerMedizintechnik-Konzern Synthes und konnte somit weitere Marken wie Listerine ins Portfolio integrieren. Auch der Gesundheits - und Vorsorgemarkt stehen zunehmend im Fokus der Expansionsstrategie (2008 erfolgte der Kauf der HealthMedia, Inc. und der LGE Performance Systems Inc.)
Die Aktie von Johnson & Johnson ist seit 1997 im Dow Jones Industrial Index – bereits seit 1944 ist das Unternehmen an der New York Stock Exchange gelistet.
(Fonte: Europas Erstes Finanzportal Boerse.de)
German Version:
Johnson & Johnson ist ein global tätiges Unternehmen im Bereich Health-Care-Produkte. Die Produktpalette umfasst so bekannte und renommierte Marken wie Penaten Creme oder Neutrogena Shampoo, sowie Produkte aus dem BereichGesundheit, darunter Nizoral.
Johnson & Johnson ist die gemeinsame Idee der drei Brüder Robert Wood Johnson, James Wood Johnson and Edward Mead Johnson, die das Unternehmen im Jahre 1886 in New Brunswick gegründet haben. Bereits zwei Jahre nach Firmengründung wurden die ersten Sanitätskästen angeboten. Unter dem Vorsitz von James Wood Johnson expandierte das Unternehmen in den 20er und 30 Jahren nach Großbritannien, Südafrika und Australien. Standorte in Asien – so zum Beispiel in Indien- kamen nach dem 2. Weltkrieg hinzu.
Erfolgreiche Produktentwicklungen, so ein spezielles Baby Shampoo 1954, gingen mit der regionalen Ausdehnung einher.
Um auch auf dem Markt der pharmazeutischen Medizin präsent zu sein, tätigte Johnson & Johnson einige Übernahmen (McNeil Laboratories ,USA und Cilag Chemie, Europa).
Im neuen Jahrtausend erwarb Johnson & Johnson große Unternehmen wie die Tibotec-Virco BVBA (Tätigkeitsfeld HIV/AIDS, Tuberkulose), Pfizer Consumer Healthcare, die niederländische Crucell, den SchweizerMedizintechnik-Konzern Synthes und konnte somit weitere Marken wie Listerine ins Portfolio integrieren. Auch der Gesundheits - und Vorsorgemarkt stehen zunehmend im Fokus der Expansionsstrategie (2008 erfolgte der Kauf der HealthMedia, Inc. und der LGE Performance Systems Inc.)
Die Aktie von Johnson & Johnson ist seit 1997 im Dow Jones Industrial Index – bereits seit 1944 ist das Unternehmen an der New York Stock Exchange gelistet.
(Fonte: Europas Erstes Finanzportal Boerse.de)
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