Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Drogaria Catarinense

     Em 1919, o jovem Alberto Bornschein, natural de Joinville, norte catarinense, dava início a uma sociedade que resultaria num dos mais conceituados empreendimentos de Santa Catarina, a rede de farmácias Drogaria Catarinense. Bornschein era um apaixonado pelos segredos da química. Aos vinte e poucos anos decidiu que subiria a serra para estudar Farmácia em Curitiba (PR). A vida difícil das primeiras décadas de 1900 exigia que conciliasse trabalho e estudo, colocando o audacioso aprendiz bem cedo em contato com o ramo que escolhera para a profissão.
     Os negócios na área de fármacos não demoraram a surgir. Em 1º de fevereiro de 1919, Bornschein e mais um sócio, resolveram fundar na capital paranaense um estabelecimento próprio, batizado com o nome de Pharmácia Minerva. O sucesso do empreendimento levou os dois sócios a ampliarem o comércio, buscando novos mercados e abrindo filiais no Paraná e em Santa Catarina.
     A sociedade durou até 1927, quando cada um decidiu que seguiria seu próprio rumo. Casado com a suíça Hilda Mori e já residindo novamente em Joinville, Bornschein assumiu as farmácias situadas no estado (de SC), que então, passaram a se chamar Drogaria Catarinense.
     No ano de 1942 a empresa abriu sua primeira filial em Blumenau e a seguir mais duas lojas, na capital, Florianópolis. Alberto Bornschein, foi sucedido por seu filho, homônimo, que se manteve à frente dos negócios da empresa até 1992, quando assume então a presidência da companhia, Alberto Bornschein, neto do fundador.
     Com o objetivo de se manter em contato com o cliente, a empresa mantém diversos serviços, como 0800, manipulação, Beauty Club, lojas com atendimento 24 horas, convênios e clube de relacionamento.
     A primeira loja de manipulação é inaugurada em 1999. Hoje, a rede possui lojas exclusivas de manipulação nas cidades de Joinville, Itajaí e Florianópolis. Todos esses investimentos representam o esforço da Drogaria Catarinense em oferecer um serviço de qualidade, em ambientes modernos, funcionais e com alto padrão de atendimento aos seus clientes.
     Em 2006 passou a se chamar Cia. Latino Americana de Medicamentos (Clamed), dona também das bandeiras, Farmácia Preço Popular, Farmagora e Proformula.
     Considerando números do final de julho de 2016, possui 382 lojas e tem faturamento anual de R$ 1,8 bilhão. As lojas estão localizadas nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
(Fonte: jornal O Estado de S.Paulo - 08.08.2016 / site da empresa - partes).
     
  

Nenhum comentário: