Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Brookfield (ex-Brascan)

          A canadense Brookfield teve início com a vinda ao Brasil de investidores canadenses interessados em trazer justamente serviços de energia para o país, então com um grande déficit de infraestrutura - mas ficou conhecida localmente dada a sua forte atuação nos segmentos de incorporação e shopping centers. Teve como primeiro nome Brascan, iniciais de Brasil e Canadá, para representar a parceria entre os países.
          Os segmentos de atuação vão de energia renovável a florestas, passando por infraestrutura de transporte, setor imobiliário e logística. Os ativos de energia são os que mais aguçam o faro da Brookfield, que divide o segmento em geração de energia elétrica, que fica sob o guarda-chuva energia renovável, e transmissão, sob infraestrutura.
          A Brookfield é sócia da operadora rodoviária Arteris, ao lado da espanhola Abertis desde o final de 2012. A Arteris é uma das maiores operadoras de rodovias do Brasil, mas tem estado ausente nos 
leilões do setor. A empresa opera sete concessões e a maioria delas termina em 2033.
          Em 8 de setembro de 2016, a Brookfield fechou a compra da transportadora de gás da Petrobras, a Nova Transportadora do Sudeste (NTS) junto à gigante petroleira estatal. A canadense liderou um consórcio que desembolsaria US$ 5,2 bilhões por 90% do ativo.
          Em abril de 2017, a Brookfield fechou a aquisição da Odebrecht Ambiental, braço de saneamento do conglomerado baiano, por 2,9 bilhões de reais. A aquisição de 70% do capital fora feita em 2016, e a empresa passou a se chamar BRK ambiental. O FI-FGTS, braço de investimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, detém os 30% restantes. A BRK conquistou o contrato da região metropolitana de Maceió em 2020.
          Em meados de 2017, após dois anos "se reinventando", e sob o comando de Ubirajara Spessotto de Camargo Freitas desde julho de 2015, a Brookfield Incorporações inicia uma nova fase, que marca a mudança da marca para Tegra Incorporadora, escolhida pelo conceito de "integridade" e "integrativo".
          Em 19 de maio de 2022, o grupo Brookfield adquiriu ativos da BR Properties pelo valor de R$ 5,92 bilhões. A venda inclui onze torres comerciais em São Paulo, Brasília e no Rio de Janeiro. A compra inclui onze torres comerciais em São Paulo, Brasília e no Rio de Janeiro.
(Fonte: jornal Valor online - 09.09.2016 / 21.06.2017 / 04.06.2018 / 19.05.2022 / 08.08.2022 - partes)

Nenhum comentário: