Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Iguatemi Shoppings

          Considerado o primeiro centro de compras do Brasil, o Shopping Iguatemi abriu suas portas em 28 de novembro de 1966. Idealizado pelo construtor Alfredo Mathias e erguido no terreno de uma chácara da família Matarazzo, o Iguatemi ganhou esse nome por ficar instalado em um trecho da Rua Iguatemi, que anos depois seria incorporado à Avenida Brigadeiro Faria Lima. Na época da inauguração, o principal ponto de atração comercial para os consumidores paulistanos era a então badalada Rua Augusta, recheada de boutiques de luxo. Assim, a novidade foi recebida com desconfiança pelos empresários, que passaram a disputar os espaços mais próximos da porta de entrada, por acreditar que a clientela não caminharia dentro de um prédio fechado. Várias reformas foram realizadas no edifício, sendo a mais expressiva delas em 1980, quando a fachada foi completamente reformulada.
          A Iguatemi (anteriormente denominada La Fonte Empresa de Shopping Centers S.A.) foi constituída em 23 de maio de 1979 como uma sociedade por quotas de responsabilidade limitada, tendo sido transformada em sociedade por ações em 11 de agosto de 1983. A Iguatemi é a empresa do Grupo Jereissati voltada para o segmento de shopping centers no Brasil, exercendo participação em empreendimentos que geram mais de 3.500 empregos diretos e mais de 25.000 empregos indiretos.
          A Companhia, fundada por Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, iniciou suas atividades no ramo de shopping centers com a aquisição, em 1979, de todos os ativos da Construtora Alfredo Matias S.A., que incluíam uma participação no Iguatemi São Paulo. Atualmente, a Iguatemi detém uma participação efetiva de 57,75% no empreendimento.
          Em maio de 1980, como parte de sua estratégia de crescimento, a Iguatemi inaugurou o Iguatemi Campinas, no qual é, atualmente, titular de 70,0% do empreendimento. Em abril de 1983, a Companhia inaugurou o primeiro empreendimento na região Sul do Brasil, o Iguatemi Porto Alegre, e, em outubro de 1991, inaugurou o Praia de Belas, também em Porto Alegre, outro importante shopping center na região Sul do Brasil.
          Buscando consolidar sua estratégia em atender ao público de maior poder aquisitivo, inaugurou, em setembro de 1995, mais um shopping center na cidade de São Paulo, o Market Place, sendo este seu segundo shopping center na cidade de São Paulo e seu primeiro empreendimento imobiliário de uso misto, shopping com torres comerciais. A Iguatemi detém hoje uma participação de 100% no Market Place
          Em setembro de 1996, visando ingressar no mercado de consumo do Rio de Janeiro, a companhia inaugurou o Iguatemi Rio. Ainda em 1996, inaugurou o Iguatemi Caxias do Sul, seu terceiro empreendimento na região Sul do Brasil. No ano de 1997, concluiu a construção de mais um empreendimento, o Iguatemi São Carlos, seu segundo shopping center no interior do Estado de São Paulo
          Em fevereiro de 2007, a companhia abriu seu capital, captando aproximadamente R$ 550 milhões e tornando-se, portanto, a primeira companhia de shopping centers a ser listada na BM&FBovespa.
          Em abril de 2007, foi inaugurado o Iguatemi Florianópolis, consolidando definitivamente sua presença na região Sul do país. Em 2007, a companhia também adquiriu dois novos empreendimentos, o Shopping Center Galleria no qual a companhia possui participação de 50%, na cidade de Campinas, e o Esplanada Shopping Center, na cidade de Sorocaba, no qual a Companhia possui 38%, consolidando assim a sua presença no interior de São Paulo.
          No final de março de 2010, a Iguatemi inaugurou o Iguatemi Brasília. O Iguatemi Brasília onde a companhia detém 64% de participação, é o primeiro shopping center da companhia na região e primeiro shopping center a carregar marcas internacionais fora do eixo Rio-São Paulo. Em abril de 2011, foi inaugurado o Iguatemi Alphaville.
          Em junho de 2012 foi inaugurado o JK Iguatemi. A Iguatemi possui 50% do empreendimento e é a administradora do shopping. Em 24 de setembro de 2013 foi inaugurado o IFashion Outlet localizado em Novo Hamburgo no estado do Rio Grande do Sul com 20.087 m² de ABL. Em 30 de Setembro de 2013 foi inaugurado o Iguatemi Ribeirão Preto no interior do estado de São Paulo, com 44.100 m² de ABL. Em 18 de novembro de 2013 a companhia inaugurou o Iguatemi Esplanada, também no interior do estado de São Paulo com 39.550 m² de ABL. Em 26 de abril de 2014, ocorreu a inauguração do Iguatemi São José do Rio Preto no interior do estado de São Paulo com 42.125 m² de ABL.
          Em 31 de julho de 2015, foi adquirido indiretamente 3,75% de participação no Shopping Pátio Higienópolis I (o Shopping Pátio Higienópolis é composto de duas partes, o Shopping I é a parte original do ativo, com 25,8 mil m² de ABL, e o Shopping II é a parte do ativo relacionada à expansão realizada em 2010, com 8,3 mil m² de ABL). Logo em seguida, em 1º de outubro de 2015, foi  adquiridas uma participação adicional de 8,4% do Shopping Pátio Higienópolis da Fundação Conrado Wessel, passando a deter uma participação total de 11,2% no empreendimento.
          Recentemente, o Iguatemi Shoppings desenvolveu três novos empreendimentos em nas cidades de Nova Lima (I Fashion Outlet Nova Lima), Tijucas (I Fashion Outlet Santa Catarina) e Curitiba (I Fashion Outlet Paraná).
          O Iguatemi é uma das principais empresas full-service de shopping centers do país, em termos de ABL, e os detentores da marca mais reconhecida do setor (a "Iguatemi"), de acordo com estudos da BrandAnalytics entre os anos de 2008 a 2012. Possui participações em 17 shopping centers e um outlet (dos quais 16 shopping centers e um outlet estão sob nossa administração) e 4 torres comerciais, que totalizam aproximadamente 746 mil m² de ABL total. Os shoppings estão voltados para o público de classes "A" e "B" e estão inseridos nos centros comerciais mais desenvolvidos do Brasil (regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste), em localizações privilegiadas nas principais cidades do país. Atua também no desenvolvimento de projetos multiuso, no entorno dos shopping centers, a fim de capturar as sinergias entre os shopping centers e tais empreendimentos.
          Em 9 de outubro de 2019, o Iguatemi comunica a venda de suas participação de 30% no Shopping Iguatemi Florianópolis, em Santa Catarina. O valor total da transação é de R$ 110,25 milhões, pagos à vista.
          No início de junho de 2021, a Iguatemi e a sua controladora, a Jereissati Participações, encaminharam aos acionistas minoritários proposta para reorganização societária, transformando as duas empresas em uma só, a Iguatemi S.A..
(Fonte: revista Veja São Paulo - 31.08.2016 / site da empresa / Comunicado ao Mercado - 09.10.2019 - partes)

Nenhum comentário: