Total de visualizações de página

31 de out. de 2011

Argenzio (laticínios)

          A marca Argenzio teve início de suas atividades em 1897, com operações na cidade de Casa Branca, no distrito de Lagoa Branca, interior de São Paulo. É lá que o senhor Antonio Argenzio produzia manteiga artesanalmente. Com o passar do tempo Argenzio passou a receber mais leite, o que significa que nem só as pessoas das redondezas precisavam receber a "deliciosa manteiga". Em 1909, começou também enviar manteiga para a capital, São Paulo, através de trens.
          Identificando que era possível produzir novos produtos, iniciou-se a produção de mussarela. O grande destaque inicial foi o Queijo Mussarela Trançado Argenzio.
          Com o passar do tempo, as instalações no distrito de Lagoa Branca foram sendo aprimoradas. No início da década de 1960, com a construção de uma câmara fria, teve início a produção do Queijo Minas Frescal Argenzio.
          A fábrica abastecia alguns pontos espalhados pela capital, como Praça da Sé, Praça Clóvis, Ibirapuera e São Bernardo do Campo.
          Com a necessidade de aumento da produção, ficou notório que as instalações de Lagoa Branca não podiam comportar a evolução da empresa. Na década de 1970, então, a produção foi transferida para novas instalações no bairro industrial da mesma cidade, Casa Branca.
          Novos equipamentos, mais funcionários, inspeção pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF), localização estratégica para recebimento de matéria prima (leite) e fácil escoamento da produção, fizeram com que o Argenzio passasse a elaborar novos produtos, entre eles, leite pasteurizado, leite UHT, queijo mussarela, queijo prato, queijo provolone, queijo parmesão, queijo minas padrão, queijo minas frescal, ricota, requeijão cremoso, requeijão culinário, doce de leite, creme de leite, bebida láctea fermentada e iogurte integral. No final da década de 1990, o Argenzio se reestrutura para a produção do leite UHT (longa vida).
          Na capital paulista, a Argenzio criou uma loja de fábrica na Avenida Prof. Francisco Morato, via que dá acesso a Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e ao Estado do Paraná, pela Rodovia Regis Bitencourt (BR-116).
          A empresa opera com a seguinte razão social: Usina de Beneficiamento Laticínios Trevo de Casa Branca Ltda.
(Fonte: site da empresa - parte)

12 comentários:

Ratin disse...

Tenho saudades dos tempos, em que eu, no mínimo duas vezes por semana, fazia compras na loja da av.José Maria Whitaker, Planalto Pta/SP... Produtos de ‘dar água na boca’, de qualidade excelente, a preços acessíveis a todos... Diz o dito popular que ‘O que é bom, repete’... Tomara que reapareçam as lojas e logo...

ostorelli disse...

Existe uma loja, ainda, na Av. Francisco Morato...

Ratin disse...

ostorelli - Sou grato pelo teu comentário e abrevie a minha procura; qual nº da Prof.Francisco Morato ?... E aproveito e vou te dizer que essa avenida, nos meus tempos de criança era chamada de Estrada de Itapecerica e também de Estrada do Paraná... Velhos tempos, bons tempos.

Origem das Marcas disse...

Caros Ratin e Ostorelli,
fizemos complemento, citando a loja da Avenida Francisco Morato, 4457 conforme pode ser visto no penúltimo parágrafo.
Agradecemos por nos prestigiar com sua leitura e comentários.

HISTORIA ECLESIASTICA disse...

Conheci o Sr Paiva anos 80 ibirapuera

Unknown disse...

Trabalhei en uma das lojas, en são Paulo, perto da catedral da praça da sé, ainda existem lojas da argenzio ?

Unknown disse...

Saudades da muzzarella e da ricota... igual a feita na Itália... moro em Santos... aquela qualidade.... nunca mais....

fadel disse...

Loja Argenzio da maria whitacher, maravilhosa mussarela trançada, nunca mais se teve um mercado como aquele morava na nhandu, bem proximo cresci comprando lá !

Ratin disse...

Fadel, naquele tempo, o consumidor era respeitado (satisfação garantida ou seu dinheiro de volta); hoje (por seu poder aquisitivo) é sequestrado ou enxotado e se não estiver satisfeito, chamam a Polícia.

Anônimo disse...

Eu era freguesa da loja da pça da Sé Hoje no lugar entrou a estação Sé do metrô

Ratin disse...

Não conheci a loja da Praça da Sé, só a próxima à Igreja de Moema e av José Maria Whitaker... Seus produtos eram ótimos, os queijos então??!!... jamais teremos Mercados iguais ou semelhantes...

Anônimo disse...

Frequento! Produtos de qualidade e preços muito bons