Jimmy Choo, um sapateiro nascido na Malásia, abriu, em 1986, uma boutique de sapatos feitos por encomenda na região de East End de Londres para clientes privados, incluindo a princesa Diana.
Em 1996, com um empréstimo de 150 mil Libras Esterlinas de seu pai, a ex-editora de acessórios da revista Vogue britânica Tamara Mellon se uniu a Choo, e a startup Jimmy Choo Ltd. foi lançada.
No ano seguinte (1997), Jimmy Choo abre sua primeira boutique na rua Motcomb, em Londres. No primeiro ano, Diana é fotografada no tapete vermelho com sapatos da marca. Em 1998, a primeira loja dos Estados Unidos é aberta em Nova York, onde os sapatos têm preço inicial de US$ 300 o par.
Na terceira temporada da série de televisão "Sex and the City", a personagem de Sarah Jessica Parker, Carrie Bradshaw, tem um momento de Cinderella enquanto corre na balsa de Staten Island e grita: "Eu perdi meu Choo".
Em 2001, Choo vende sua metada da marca à Equinox Holdings, uma empresa de investimentos, por US$ 30 milhões. Tamara e sua codiretora criativa Sandra Choi, sobrinha de Choo, ficam com a empresa.
Um ano após lançar uma linha de bolsas, em 2004, a Jimmy Choo, que então tem 23 lojas, é vendida para outra empresa de investimentos, a Lion Capital, por 101 milhões de libras. Tamara permanece proprietária de uma pequena parte da empresa. Em 2007, uma participação de 60% da Jimmy Choo, então com 60 lojas, é vendida para a empresa de administração TowerBrook Capital por 185 milhões de Libras.
No primeiro baile inaugural de seu marido, em 2009, Michelle Obama usa um salto alto da marca, que agora está em exibição na instituição Smithsonian. Tendo expandido para as áreas de perfumes e óculos de Sol, em 2011 a Jimmy Choo é vendida novamente, desta vez para a empresa alemã de bens de luxo Labelux, por US$ 850 milhões. Tamara deixa a empresa em novembro de 2011.
Em 2014, com 177 lojas, em 34 países, Jimmy Choo se torna a primeira marca de sapatos de luxo a se tornar pública. Cerca de 25% da empresa é vendida em IPO em Londres por US$ 2,24 a ação , o que lhe rendeu um capitalização de mercado de cerca de US$ 870 milhões.
Em julho de 2017, a Jimmy Choo é adquirida pela Michael Kors por US$ 1,2 bilhão. Sandra Choi planeja ficar com a empresa, cujos sapatos (que custam de US$ 425 a US$ 4.595 o par) são agora os preferidos da nora da princesa Diana, Kate Middleton.
(Fonte: Reprodução/Forbes-msn - 22.08.2017)
Em 1996, com um empréstimo de 150 mil Libras Esterlinas de seu pai, a ex-editora de acessórios da revista Vogue britânica Tamara Mellon se uniu a Choo, e a startup Jimmy Choo Ltd. foi lançada.
No ano seguinte (1997), Jimmy Choo abre sua primeira boutique na rua Motcomb, em Londres. No primeiro ano, Diana é fotografada no tapete vermelho com sapatos da marca. Em 1998, a primeira loja dos Estados Unidos é aberta em Nova York, onde os sapatos têm preço inicial de US$ 300 o par.
Na terceira temporada da série de televisão "Sex and the City", a personagem de Sarah Jessica Parker, Carrie Bradshaw, tem um momento de Cinderella enquanto corre na balsa de Staten Island e grita: "Eu perdi meu Choo".
Em 2001, Choo vende sua metada da marca à Equinox Holdings, uma empresa de investimentos, por US$ 30 milhões. Tamara e sua codiretora criativa Sandra Choi, sobrinha de Choo, ficam com a empresa.
Um ano após lançar uma linha de bolsas, em 2004, a Jimmy Choo, que então tem 23 lojas, é vendida para outra empresa de investimentos, a Lion Capital, por 101 milhões de libras. Tamara permanece proprietária de uma pequena parte da empresa. Em 2007, uma participação de 60% da Jimmy Choo, então com 60 lojas, é vendida para a empresa de administração TowerBrook Capital por 185 milhões de Libras.
No primeiro baile inaugural de seu marido, em 2009, Michelle Obama usa um salto alto da marca, que agora está em exibição na instituição Smithsonian. Tendo expandido para as áreas de perfumes e óculos de Sol, em 2011 a Jimmy Choo é vendida novamente, desta vez para a empresa alemã de bens de luxo Labelux, por US$ 850 milhões. Tamara deixa a empresa em novembro de 2011.
Em 2014, com 177 lojas, em 34 países, Jimmy Choo se torna a primeira marca de sapatos de luxo a se tornar pública. Cerca de 25% da empresa é vendida em IPO em Londres por US$ 2,24 a ação , o que lhe rendeu um capitalização de mercado de cerca de US$ 870 milhões.
Em julho de 2017, a Jimmy Choo é adquirida pela Michael Kors por US$ 1,2 bilhão. Sandra Choi planeja ficar com a empresa, cujos sapatos (que custam de US$ 425 a US$ 4.595 o par) são agora os preferidos da nora da princesa Diana, Kate Middleton.
(Fonte: Reprodução/Forbes-msn - 22.08.2017)
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