A lanchonete Joakin's foi fundada por Emídio Cotângelo, que se estabeleceu na rua Joaquim Floriano, no bairro Itaim Bibi, zona oeste da capital paulista. Emídio foi figurinista da TV Tupi, estudou direito e chegou a estagiar em delegacia. Foi em 1965 que Emídio hipotecou a casa em que morava e pediu emprestado a parte inferior do sobrado dos pais para abrir o próprio negócio. O Joakin's Dog - foi esse e nome de batismo, por 34 anos - começou com um balcão para 20 clientes, Depois, passou a acomodar mais de 200 e emprega algumas dezenas de funcionários para servi-los.
Boas ideias e a flexibilidade de empresários como Emídio e Silvestre são o principal capital dos pontos exclusivos. O Joakin's funciona todos os dias da semana, das 11 horas da manhã às 6 da madrugada, desde que foi inaugurado, quando nem se pensava em "serviço 24 horas".
Com a expansão das grandes redes, foi preciso diversificar. E os pontos únicos utilizaram estratégias semelhantes às de concorrentes graúdos para se adequar às mudanças trazidas pelo tempo. O Joakin's ampliou seu cardápio. Passou a incluir refeições rápidas, panquecas, lasanhas, saladas e omeletes. Além disso, sofreu quatro reformas que anexaram outras sete casas à área da lanchonete.. Em 1996, o Joakin's aplicou 500 mil dólares na arquitetura, na decoração e na construção de um estacionamento próprio.
Por que adquirir tantos imóveis para ampliação em vez de partir para filiais ou aderir a franquias? Abrir mão da supervisão do negócio colocaria em risco o padrão de qualidade alcançado. O modelo de negócio adotado pela Joakin's desperta na clientela um sentimento de fidelidade. Assim como a empresa passa de pai para filho, a clientela também segue o mesmo caminho: "Jovens solteiros que frequentavam o Joakin's se casaram e tiveram filhos, que agora trazem suas namoradas para comer aqui", diz o empresário Silvestre Cotângelo, filho do fundador do Joakin's, Emídio Cotângelo.
(Fonte: Exame SP - 2001 - Juliana de Moraes)
Boas ideias e a flexibilidade de empresários como Emídio e Silvestre são o principal capital dos pontos exclusivos. O Joakin's funciona todos os dias da semana, das 11 horas da manhã às 6 da madrugada, desde que foi inaugurado, quando nem se pensava em "serviço 24 horas".
Com a expansão das grandes redes, foi preciso diversificar. E os pontos únicos utilizaram estratégias semelhantes às de concorrentes graúdos para se adequar às mudanças trazidas pelo tempo. O Joakin's ampliou seu cardápio. Passou a incluir refeições rápidas, panquecas, lasanhas, saladas e omeletes. Além disso, sofreu quatro reformas que anexaram outras sete casas à área da lanchonete.. Em 1996, o Joakin's aplicou 500 mil dólares na arquitetura, na decoração e na construção de um estacionamento próprio.
Por que adquirir tantos imóveis para ampliação em vez de partir para filiais ou aderir a franquias? Abrir mão da supervisão do negócio colocaria em risco o padrão de qualidade alcançado. O modelo de negócio adotado pela Joakin's desperta na clientela um sentimento de fidelidade. Assim como a empresa passa de pai para filho, a clientela também segue o mesmo caminho: "Jovens solteiros que frequentavam o Joakin's se casaram e tiveram filhos, que agora trazem suas namoradas para comer aqui", diz o empresário Silvestre Cotângelo, filho do fundador do Joakin's, Emídio Cotângelo.
(Fonte: Exame SP - 2001 - Juliana de Moraes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário