Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

Benedito Brigadeiro

          Quem passa pela Alameda Lorena pensa que a brigaderia recém-aberta (maio de 2017) na região é um novo projeto. Pelo contrário, a história da Benedito Brigadeiro começou por volta de 2012, na cozinha das amigas Milena Arenda e Renata Pinho, onde a dupla inventava receitas até decidir abrir a primeira loja, na Vila Madalena, em 2014.
          O espaço ficou pequeno para tanta demanda, e por isso as duas partiram para os Jardins em janeiro de 2017, junto com um sócio investidor. Das especialidades da casa, têm destaque o brigadeiro de pistache, feito com a própria farofa da castanha, e o picante, de chocolate belga Callebaut e um mix de cinco pimentas.
          O brigadeiro, carro-chefe da casa, de acordo com a versão mais difundida, se popularizou com esse nome graças às senhoras do Pacaembu, bairro da capital paulista, inspiradas pelo brigadeiro Eduardo Gomes. Em 1945, ele proferiu um discurso para 100.000 pessoas no estádio que leva o nome do bairro e hoje é utilizado principalmente pelo Santos Futebol Club. A candidatura do aviador que concorria pela UDN - União Democrática Nacional, à Presidência da República atraiu a simpatia da classe média paulistana.
          Durante a campanha, a receita que leva leite condensado e chocolate em pó foi produzida em massa - São Paulo sediava as únicas fábricas desses ingredientes no país. As pessoas eram chamadas para comer "docinho do brigadeiro" que, com o tempo virou somente “brigadeiro”, em troca de donativos para colaborar com o esforço da campanha. Apesar do êxito culinário, Gomes perdeu o pleito para Eurico Gaspar Dutra, do PSD - Partido Social Democrático. A fama de Gomes não se espalhou até o Rio Grande do Sul, onde o doce é chamado de negrinho
(Fonte: revista Veja São Paulo - Gabrielli Menezes - 17.05.2017  / 23.05.2018 / Senta que lá vem história - Facebook)

Nenhum comentário: