Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

Besni

          A Besni foi fundada pela família Behisnelian, de origem armênia. O patriarca George chegou ao Brasil em 1915 fugindo do genocídio armênio. A chegada foi na cidade de Araçatuba, interior de São Paulo.
          O filho João nasceu em 1935 e, aos nove anos já saía de bicicleta transportando sacas de café na cidade de Santos, forte no comércio de café por causa de seu portentoso porto. Quando a família se mudou para São Paulo e abriu um pequeno açougue, ele entregava os cortes de carnes em restaurantes e padarias, recebia pagamentos e registrava novos pedidos em sua cadernetinha.
          Aos 18, João resolveu entrar no ramo de calçados, tradicional na comunidade armênia e, com os irmãos, montou sua primeira fábrica.
          Precursora à Besni, em 1958 nascia a King Day. A empresa fabricava e distribuía calçados para pequenos varejistas.
          A entrada no comércio varejista foi meio que por acaso. Em 1966, um importador cancelou uma encomenda grande e, para salvar a produção, João abriu uma loja na praça da Sé. O pedido era de sapatos tipo plataforma, que por sorte, estavam sendo usados pelo cantor Tony Tornado. As vendas foram de grande sucesso.
          A experiência no varejo foi fundamental para que João Behisnelian decidisse vender a fábrica e fundar a Besni.
          Em 1974, a King Day encerrava suas atividades e dava início a uma nova área estratégica de negócios: a revenda de calçados e a criação de sua própria loja, a Besni - cujo o nome significa "Cidade da Armênia".
          Em 1979, a Besni inaugurava sua primeira loja, em Osasco, na rua Primitiva Vianco, no centro da cidade. Três anos depois, em 1982, foi inaugurada a segunda loja. Desta vez, na Avenida Jabaquara, na cidade de São Paulo. As lojas foram sendo abertas em ritmo que permitisse crescimento com pés no chão. Em 1998, foi inaugurada a loja que é considerada pela empresa a mais importante da rede, na Rua 24 de Maio, no centro de São Paulo.  
          João Behisnelian comandou a rede até meados da década de 1980, quando passou a responsabilidade dos negócios a um de seus filhos, João Carlos Behisnelian. De todo modo, nunca se desgarrou por completo da empresa, procurando se manter a par dos negócios, contribuindo com sua experiente perspectiva empresarial. Casado com Madalena, teve os filhos George, Sérgio e João Carlos. João Behisnelian morreu em 1º de abril de 2017.
           A rede Besni tem 37 lojas, todas no estado de São Paulo. Além da capital está presente também em Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Mauá, Santos, São Vicente, Guarulhos, Suzano, Mogi das Cruzes, Mogi-Guaçu, Itaquaquecetuba e Sorocaba.
          A Besni tem acordo de naming rights com o Metrô de São Paulo. Na Linha 3-Vermelha está localizada a estação Penha Lojas Besni. O contrato foi firmado em junho de 2022, com a intermediação da DSM - Digital Sports Multimedia.
(Fonte: site da empresa / jornal Folha de S.Paulo - 29.04.2017 / CNN - 07.04.2023 - partes)

Nenhum comentário: