Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cebrac

          O  Cebrac começou como sigla de Centro Brasileiro de Computação, no tempo em que nem se cogitava falar em TI - Tecnologia da Informação e hoje, com a mesma sigla, representa a denominação para  Centro Brasileiro de Cursos.
          O empresário Wilson Giustino, conhecido como Sr. Wilson, nascido em 1960, acumula no currículo experiências das mais diversas. Tudo na vida de Giustino começou muito cedo. Aos 12 anos, com permissão do pai a quem ele agradece até hoje, entrou no mercado de trabalho para ajudar na renda familiar, tornou-se gerente aos 16 anos e aos 20 montou o próprio negócio, uma loja de joias em São Paulo.
          O que veio rápido, contudo, acabou rápido também. Dois anos após abrir a joalheria, foi assaltado e perdeu tudo, inclusive peças já pagas pelos clientes. Com dívidas de dar calafrios, Giustino teve de mudar para Campinas, no interior paulista e começar tudo do zero.
          Procurando emprego no jornal, achou uma vaga de divulgador em uma rede de ensino de informática. Conseguiu reerguer sua vida. O que não imaginava é que o destino o levaria para outro ramo que jamais imaginava trabalhar e empreender.
          Giustino trabalhou na rede de informática por um ano. Lá, aprendeu não só a divulgar os cursos oferecidos, mas também as estratégias de captação de clientes e retenção de alunos. Observador, não perdia a chance de agregar experiência e conhecimento ao currículo.
          Em 1985, Giustino abriu sua primeira escola de informática, em Poços de Caldas, Minas Gerais. Com alta demanda, ele decidiu ampliar a oferta de cursos e oferecer também qualificação em secretariado e contabilidade. Foi um "boom" no mercado porque poucas escolas ofereciam esses treinamentos.
          O sucesso no negócio - até então "inesperado" - gerou interesse nos próprios professores, que pediram para usar a marca na forma de licenciamento e abrir outras unidades pelo país. Foi o primeiro passo rumo ao franchising.
          Em 2004, a marca se associou à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e os dois professores que haviam pedido para licenciar a marca se tornaram seus sócios. Até 2003, havia 42 unidades no modelo de licenciamento. Para formalizar e padronizar o modelo de negócio, no entanto, ele decidiu contratar uma consultoria e franquear a marca Cebrac.
          A rede tem sido responsável por formar profissionais para enfrentar os desafios de um mercado cada vez mais competitivo. São oferecidos cursos em sete áreas diferentes, com metodologia própria e foco em empreendedorismo, sustentabilidade e responsabilidade social.
          O Cebrac possui uma equipe exclusiva para o desenvolvimento de seu material didático, formada por profissionais que atuam na área e estão em sala de aula. Sua metodologia contempla a formação empreendedora dos alunos, prevê a interdisciplinaridade nas aulas e vê no aluno a capacidade de conhecer e transformar sua realidade em carreira profissional.
           A rede conta com mais de 150 unidades.
(Fonte: iG São Paulo - 19.11.2013 (Patrícia Basilio) / site da empresa, com texto adaptado)
Para atender às expectativas de um público que busca realização pessoal e profissional, o

Nenhum comentário: