Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Paper Excellence (PE)

          A Paper Excellence (PE), que pertence à família indonésia Wijaya (Jackson Wijaya), os mesmos donos da Asia Pulp and Paper (APP), é uma gigante canadense do setor de papel e celulose. É um grupo privado com sede em Richmond, British Columbia, Canada.
          Em 2013, adquiriu a fábrica de Skookumchuck, com 225.000 toneladas de capacidade.
          Em setembro de 2017, a empresa adquiriu a Eldorado Celulose, por 15 bilhões de reais, quando o grupo J&F colocou à venda diversos de seus ativos. A família Wijaya passou a deter 49,4% da empresa através da CA Investment Brazil S.A. e tinham até setembro de 2018 para concluir a aquisição dos restantes 50,6% que permanecem nas mãos dos Batista da J&F. A negociação, contudo, foi parar nos tribunais de arbitragem. A holding J&F, dos Batista, e a PE se desentendem sobre a compra do controle da companhia.
          O empresário Jackson Wijaya, proprietário da Paper Excellence (PE), sócia da J&F Investimentos na Eldorado Brasil, disse em 10 de maio de 2023, em café da manhã com governadores brasileiros em Nova York, que pretende investir US$ 4 bilhões em uma nova fábrica de celulose no país. A PE já havia anunciado planos de investir R$ 16 bilhões para mais do que dobrar a capacidade de produção da usina Eldorado, em Três Lagoas (MT), projeto que havia sido pensado antes de a J&F colocar a empresa à venda. Os sócios estão em litígio pelo controle da produtora brasileira de celulose. A PE já ganhou uma arbitragem contra a J&F, que agora busca a reversão do caso. Na reunião, Wijaya disse que a PE está realizando estudos para definir em que estado será construída a nova unidade, que terá capacidade de produção de 2,5 milhões de toneladas por ano. Segundo o empresário, o investimento deverá gerar mais de 2.500 postos de trabalho.
          A Paper Excellence emprega aproximadamente 2.600 pessoas no Canadá. A empresa tem capacidade de produção de aproximadamente 2 milhões de toneladas de celulose e 550.000 de papel através de suas seis fábricas no Canadá e duas na França nas cidades de Saint-Gaudens e Tarascon.
(Fonte: site da empresa / Valor - 10.05.2023 - partes)

Nenhum comentário: