Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Edson Queiroz (grupo)

          O Grupo Edson Queiroz, com sede em Fortaleza (CE), é um conglomerado familiar de empresas, em sua maioria fundada pelo empresário brasileiro Edson Queiroz. O grupo surgiu com a aquisição da empresa Ceará Gás Butano, em 1951. O empresário Edson Queiroz morreu aos 52 anos, em 1982, em um acidente com o voo da Vasp
          O grupo opera diversos negócios, como gás butano (com a marca Nacional Gás), fogões e geladeiras (com a marca Esmaltec), tintas e agronegócio. O grupo possui de um dos maiores bancos de terrenos do país. Na área de comunicação, o grupo é dono de duas afiliadas da Rede Globo, rádios em Fortaleza, Ceará e Rio, além do jornal impresso Diário do Nordeste. Os veículos ficaram sob comando de Edson Queiroz Neto, que é também diretor executivo do grupo.
          No setor de água mineral, o grupo Edson Queiroz opera com as marcas Indaiá e Minalba. Tem uma alta penetração nos pontos de venda e mantém uma sólida posição de mercado há muitos anos. A companhia também tem um grande número de fontes, o que garante uma boa logística em todo o país.
          De acordo com dados da Euromonitor International, considerando fevereiro de 2018, a Edson Queiroz lidera o mercado brasileiro de água engarrafada, com 10,7% de participação de mercado. A Coca-Cola é a vice-líder, com 3,5%, seguida pela Pepsico, com 3%, e pela Danone, com 2%. A Nestlé é a quinta colocada, com 1,9% de participação de mercado.
          Em 27 de março de 2018 o Grupo Edson Queiroz fechou a compra do negócio de água no Brasil da Nestlé. A transação envolve as marcas Petrópolis e São Lourenço e as fábricas localizadas nos Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A Nestlé foi assessorada pelo Bradesco, e o Edson Queiroz pelo Santander.
          Pelo acordo firmado, além da aquisição das marcas São Lourenço e Petrópolis, a Indaiá/Minalba vai produzir e distribuir a marca Nestlé Pureza Vital, a partir de um acordo de licenciamento. A empresa também terá a concessão de distribuição das marcas globais premium Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, que são importadas. Sobre o motivo da negociação, a Nestlé explica que prefere se dedicar mais às regiões onde ela exerce liderança na distribuição de água.
Abelardo Gadelha Rocha Neto, um dos netos do empresário Edson Queiroz, assumiu, aos 41 anos o comando da empresa em meados de 2017, após o a morte do tio Aírton Queiroz que estava à frente dos negócios.
          O grupo está deixando de atuar em negócios menores que estavam dando prejuízo, como a fabricação da tintas imobiliárias (Hipercor) e o beneficiamento de castanhas.
          No final de janeiro de 2020, a Minalba lança a água mineral em lata. Para marcar o lançamento, na sexta, 31, a Minalba fez uma promoção junto a consumidores numa ação de live marketing em grandes clientes estratégicos da marca na Zona Sul do Rio de Janeiro.
          Está presente no país com 182 filiais, tem 12 mil funcionários e faturamento anual em torno de R$ 7 bilhões considerando o ano de 2018.
(Fonte: jornal valor - 28.03.2018 / 10.12.2018 / site da empresa / Notícias RSS - 30.01.2020)

Nenhum comentário: