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31 de out. de 2011

Aurora Projetos Automobilísticos

          Corria o ano da primeira votação direta no Brasil para presidente depois da eleição indireta (e malfadada) de Tancredo Neves. O clima de otimismo provavelmente contribuiu para a fundação da Aurora Projetos Automobilísticos, em 1989. E para o surgimento do que prometia ser o carro mais extremo já desenvolvido no Brasil, o Aurora 122C.
          Equipado com um motor 2.0 do Chevrolet Monza ampliado para 2,2 litros e com turbocompressor, ele lembrava o jeitão do Ferrari F40, mas tinha “apenas” 214 cv, suficientes para atingir a máxima de 204 km/h e ir de 0 a 100 km/h em menos de 9 segundos.
          Um ano depois, o então presidente Fernando Collor liberava as importações e dirigia o F40 original, primeiro carro de produção a passar dos 320 km. Ele foi trazido ao Salão do Automóvel de 1990 em exemplar único, que continua no Brasil, hoje nas mãos de um colecionador.
          Essa ironia do destino marcou o fracasso da empreitada: apenas 3 unidades do Aurora foram vendidas. Sua produção foi encerrada em 1993.
(Fonte: Autocar - msn - 31.07.2018)

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