Total de visualizações de página

30 de out. de 2011

BellaVista (Grupo Fruki)

          Em 1924, Emilio Kirst instala uma pequena fábrica de refrigerantes e cervejas no bairro Bela Vista, em Arroio do Meio (RS). Nessa época a produção diária era de 200 garrafas.
          Onze anos depois, em 1935, é firmada a razão social Kirst & Cia. A empresa já produz refrigerantes, cervejas, vinagre e aperitivos com a marca Bela Vista.
          Em 1949, A Kirst & Cia firma uma parceria para a produção do refrigerante Laranjinha, grande sucesso na época.
          Em 1971, a empresa é transferida para Lajeado (RS), às margens da BR 386, com inauguração de suas novas instalações e lançamento dos refrigerantes com a marca Fruki, em embalagens de vidro. O refrigerante Fruki em embalagem pet (2 litros e 600ml) foi lançado em 1992.
          A razão social é alterada para Bebidas Fruki Ltda em 1996, quando também é apresentado o novo design da marca. Nelson Eggers era um dos três sócios da empresa.
          Em dezembro de 2001, é lançada a água mineral Água da Pedra, em embalagens modernas e personalizadas.
          Em 2003, é inaugurado o primeiro Centro de Distribuição da empresa localizado no município de Osório (RS). No ano seguinte, em 2014, é inaugurado Centro de Distribuição em Porto Alegre (RS). E a razão social passa a ser Bebidas Fruki S.A.
          Na sequência de inaugurações de Centros de Distribuição, em 2007 é a vez do de Pelotas (RS) e, em 2009, do Centro de Distribuição em Santo Ângelo (RS). É inaugurado também o Centro Administrativo da matriz em Lajeado (RS). Em 2013, é a vez da inauguração do Centro de Distribuição em Canoas (RS).
          Em 11 de agosto de 2018, a Fruki apresentou durante evento realizado na Cervejaria Imigração, em Campo Bom (RS), a linha de cervejas BellaVista, composta por cinco rótulos, que chegaram ao mercado gaúcho e catarinense logo em seguida. O lançamento oficial foi durante a Expoagas, de 21 a 23 de agosto, em Porto Alegre (RS).
          A produção das cervejas está a cargo da fábrica da Cervejaria Imigração, com exceção da Premium Lager, que é produzida pela Inab, no Paraná. Inspirada nas cervejas alemãs, a BellaVista teve como base um manual escrito em alemão de 1875.
          Os produtos reúnem os sabores característicos das artesanais com a distribuição e valores das industriais. A paisagem ao redor da fábrica serviu de inspiração para a criação da marca, que ficou conhecida como linha BellaVista em decorrência ao bairro Bela Vista.
          Os rótulos da linha são dos estilos IPA, Blond Ale, Weiss, Witbier, e Premium Lager, assinados pelo mestre-cervejeiro Alfredo Ferreira, formando pela Doemens Academy da Alemanha. A produção das cervejas será centralizada na estrutura da Fruki, quando a nova fábrica estiver em operação.
          A seguir, algumas características de cada cerveja:
Premium Lager (5% ABV) – Dourada e brilhante com notas florais de lúpulos nobres alemães equilibrados com sutil aroma e sabor de maltes claros. Seu amargor é leve e o final seco. A Premium Lager é Puro Malte, respeita a lei da pureza alemã, é extremamente refrescante e cada gole convida para o próximo.
American IPA (6,2% ABV) – Uma cerveja clara e forte, com um aroma cítrico e frutado, e com amargor extremamente equilibrado que traz notas marcantes de frutas cítricas e tropicais.
Blond Ale (6,7% ABV) – Cerveja clássica dos mosteiros belgas, apresenta coloração dourada e aromas frutados além de sutis notas condimentadas e florais. No sabor, os perfis condimentados e adocicados se equilibram pelo leve amargor e refrescância.
Weiss (5% ABV) – Uma cerveja dourada produzida com trigo alemão apresentando um aroma e sabor típicos de banana e cravo. Possui alta carbonatação que lhe confere alta refrescância. Seu amargor é baixo e tem grande concentração de espuma.
Witbier (5% ABV) – Uma cerveja leve, clara e turva, com notas cítricas e florais. Com adição de cascas de bergamota, limão siciliano, laranja pera e sementes de coentro, a Witbier apresenta um amargor leve e sensação refrescante.
(Fonte: site da empresa / revista Exame - 25.09.1996 / revistadacerveja - 17.08.2018 - partes)

Nenhum comentário: