Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cadbury

          Por volta de 2000, a britânica Cadbury, então capitaneada pelo executivo americano Todd Stitzer, definiu que o Brasil era um mercado potencial, até então intocado pela empresa, e que deveria ser explorado. Naquela época, a Cadbury encontrou uma oportunidade de compra na Argentina, com a empresa de doces local Stani. A companhia preferiu a aquisição a entrar no Brasil via desenvolvimento de produtos ao longo do tempo, o que poderia levar tempo demais.     
          Em 2002, a Cadbury esteve envolvida na primeira tentativa de levar a companhia capixaba de chocolates Garoto, que pertencia à família Meyerfreund. Perdeu para a Nestlé. Em fevereiro de 2004, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) vetou a compra. No início do mês seguinte, a Nestlé entrou com pedido de revisão da decisão e, muito tempo depois, levou a Garoto em definitivo.
          Em março de 2003, a Cadbury fez o maior negócio de sua história, ao pagar 4,2 bilhões de dólares pela empresa americana Adams.
          Em fevereiro de 2010, antes da cisão da Kraft Foods Inc. que gerou a Mondelez (em 2012), a Cadbury foi adquirida pela Kraft Foods. A Cadbury era líder mundial em confeitos e também responsável pela fabricação dos chocolates Dairy Milk.
(Fonte: revista Exame - 17.03.2004 - parte)

Nenhum comentário: