A Sakura, indústria brasileira fabricante de molho de soja shoyu, foi fundada em 1940.
Em 1984, o herdeiro do fundador da empresa, engenheiro químico Renato Nakaya, assume a presidência.
Criado na China 4.000 anos antes de Cristo, o shoyu continua ganhando paladar de consumidores no mundo inteiro. Famoso por temperar pratos tradicionais japoneses, como o sushi e o sashimi, o molho vem tendo mais destaque neste início de século XXI em pratos da culinária ocidental. Os produtores também salivam diante de um mercado que tem crescido bastante: o de realçadores de sabor de alimentos industrializados.
Fabricantes de hambúrgueres e embutidos vêm substituindo os aditivos tradicionais pelo molho de soja, uma alternativa mais saudável.
A Sakura acaba de desenvolver uma fórmula para o molho inédita no mundo - a patente foi requerida nos Estados Unidos e no Brasil - e faz o papel de ressaltar o sabor dos alimentos temperado com shoyu. Obra de Nakaya. " A concorrência mundial só aumenta e nós precisamos inovar"!, diz o executivo, que, aos 74 anos, se prepara para deixar o dia a dia da operação e passar a compor o conselho de administração.
Com 300 produtos no portfólio, em 2019, o faturamento da Sakura foi de 220 milhões de reais.
(Fonte: revista Exame - 04.03.2020)
Criado na China 4.000 anos antes de Cristo, o shoyu continua ganhando paladar de consumidores no mundo inteiro. Famoso por temperar pratos tradicionais japoneses, como o sushi e o sashimi, o molho vem tendo mais destaque neste início de século XXI em pratos da culinária ocidental. Os produtores também salivam diante de um mercado que tem crescido bastante: o de realçadores de sabor de alimentos industrializados.
Fabricantes de hambúrgueres e embutidos vêm substituindo os aditivos tradicionais pelo molho de soja, uma alternativa mais saudável.
A Sakura acaba de desenvolver uma fórmula para o molho inédita no mundo - a patente foi requerida nos Estados Unidos e no Brasil - e faz o papel de ressaltar o sabor dos alimentos temperado com shoyu. Obra de Nakaya. " A concorrência mundial só aumenta e nós precisamos inovar"!, diz o executivo, que, aos 74 anos, se prepara para deixar o dia a dia da operação e passar a compor o conselho de administração.
Com 300 produtos no portfólio, em 2019, o faturamento da Sakura foi de 220 milhões de reais.
(Fonte: revista Exame - 04.03.2020)
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