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5 de out. de 2011

Nutrien

          A canadense Nutrien é uma das maiores empresas de distribuição de fertilizantes e insumos agrícolas do mundo.
          Em janeiro de 2020, a Nutrien adquire a paulista Agrosema Comercial Agrícola.
          Em meados de abril de 2020, a Nutrien anuncia acordo com o Grupo Tec Agro, um distribuidor de insumos baseado em Goiás. A Tec Agro tem uma receita anual de R$ 900 milhões, com oito lojas e emprega 500 trabalhadores. A Tec Agro é dona da Goiás Sementes, uma marca de semente de soja.
          Com essa aquisição a Nutrien passa a ter 25 lojas em São Paulo, Minas Gerais e Goiás. O negócio deverá ainda ser aprovado pelos órgãos antitruste.
          Em junho de 2022, a Nutrien anunciou a compra da varejista de insumos Agro Mercantil, de Minas Gerais, com sete lojas.
          Em 20 de julho de 2022, a Nutrien anunciou a compra da Casa do Adubo, outro movimento que reforça sua estratégia de crescimento no mercado varejista brasileiro. Nessa área, essa é sua quinta aquisição nos últimos dois anos no Brasil. O valor do negócio, que ainda depende da aprovação do regulador antitruste CADE, não foi divulgado.
          Fundada há 85 anos, a Casa do Adubo possui 39 pontos de venda e dez centros de distribuição, que atuam sob a marca Agrodistribuidor Casal em 11 estados (Acre, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro , Rondônia, São Paulo e Tocantins).
          A compra deve aumentar as vendas anuais da Nutrien na América Latina em cerca de US$ 400 milhões, para um nível de US$ 2,2 bilhões. Em 2021, o faturamento no Brasil atingiu cerca de R$ 3 bilhões, 70% a mais que no ano anterior.
          “A aquisição amplia nossa presença no Brasil para 13 de 5 estados. Esperamos que a integração da Casa do Adubo aprimore ainda mais nossa capacidade de fornecer soluções completas para clientes em toda a América Latina”, disse Ken Seitz, CEO global interino da Nutrien, em comunicado.
          Com a rede Casa do Adubo, a Nutrien terá 180 unidades comerciais na América Latina, entre lojas de varejo, centros de experiência, cinco plantas industriais e quatro misturadores de fertilizantes.
          Com essa aquisição, a Nutrien se posiciona como uma das principais “consolidadoras” do segmento de distribuição de insumos agrícolas no Brasil, em um grupo que também inclui empresas como AgroGalaxy, Lavoro, Sinagro, Agro Amazônia, entre outras (em 18 de julho de 2022, a Agro Amazônia anunciou a compra da rede Nativa Agronegócios, que atua no Cerrado mineiro).
          Globalmente, a Nutrien distribui 27 milhões de toneladas de fertilizantes derivados de potássio – seu principal produto – nitrogênio e fosfato por ano, considerando dados de 2021/2022.
          O faturamento da empresa no país deve chegar a R$ 8 bilhões em 2022, ante R$ 3 bilhões no ano passado, diz André Dias, CEO da Nutrien na América Latina. Os resultados serão impulsionados pelas vendas da Casa do Adubo – que devem atingir R$ 2,5 bilhões – e pelo crescimento orgânico.
          “Com as aquisições, teremos 120 lojas e centros de experiência no Brasil, com uma diversificação geográfica muito maior. Nossa rede está em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins e Mato Grosso do Sul agora. Com a Casa do Adubo, chegaremos a 13 estados”, diz Dias. O valor das compras recentes feitas pela Nutrien não foi divulgado, mas fontes do segmento estimam que tenham ultrapassado US$ 2 bilhões.
          Além da maior amplitude, a Casa do Adubo, em especial, traz para a multinacional canadense 100 mil novos clientes menores, com propriedades entre 50 e 200 hectares. Atualmente, as fazendas dos 7.000 clientes da empresa geralmente têm entre 200 e 2.500 hectares.
          Além de sua crescente rede de distribuidores de insumos, a Nutrien – maior fornecedora de fertilizantes à base de potássio do mundo, com minas no Canadá – também possui quatro plantas de mistura de fertilizantes no Brasil e planeja abrir mais três.
          Os investimentos nas aquisições de três novas redes de distribuição no país somaram R$ 500 milhões em 2022. Com a Marca Agro e suas sete lojas, a Nutrien melhorou sua posição em Minas Gerais e seu acesso aos cafeicultores; com a Casa do Adubo e seus 39 pontos de venda em 11 estados, somou faturamento anual da ordem de R$ 2,5 bilhões e consolidou o sourcing local da operação; e com a compra da Safra Rica, que ainda depende da aprovação do Cade, órgão regulador antitruste, incorporou mais nove unidades em São Paulo e Minas Gerais, de olho nos produtores de cana-de-açúcar e laranja.
          A Safra Rica foi a sétima aquisição da Nutrien nesse segmento desde que a empresa entrou no mercado brasileiro em 2020. Agora, a empresa já conta com 120 unidades comerciais – as redes varejistas da Argentina, Chile e Uruguai juntas chegaram a 188 unidades na América Latina, região onde a receita da empresa chega a R$ 12 bilhões em 2022. Dos R$ 4 bilhões previstos para os outros três países que completam o faturamento da América Latina, a Argentina responde por cerca de três quartos.
          Paralelamente, a Nutrien planeja para o ano de 2023 a inauguração de seu quinto dosador de fertilizantes no país, em Alfenas (MG). A empresa possui quatro unidades desse tipo, localizadas em Itapetininga (São Paulo), Araxá (Minas Gerais), Cristalina (Goiás) e Morrinhos (Goiás). Os misturadores recebem a matéria-prima e formulam os fertilizantes utilizados pelos agricultores em suas plantações.
(Fonte: jornal Valor - 15.04.2020 / 20.07.2022 / 28.07.2022 / 20.12.2022 - partes)

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