Pinterest é uma rede social que permite fixar fotos e vídeos em murais virtuais para compartilhamentos de imagens organizadas por interesses. Uma versão virtual dos murais de cortiça, onde lembretes e fotos são fixados. O ritmo de crescimento é o mais rápido de todos os tempos nos Estados Unidos. Segundo pesquisa, só no mês de fevereiro 2012, o Pinterest recebeu cerca de 17,8 milhões de visitantes únicos. No Brasil a audiência também apresenta crescimento vertiginoso. Em números de outubro de 2015, possui 100 milhões de usuários ativos no mundo.
O que tem atraído tanta gente é a possibilidade de organizar e compartilhar imagens. Podem ser vídeos de momentos de lazer ou fotos de uma roupa que está em liquidação na loja virtual de uma grife. As áreas de maior interesse dos usuários são culinária, televisão, notícias, moda e beleza e esportes. Outro destaque é a categoria DIY (Do it yourself. Faça você mesmo). O usuário pode fazer buscas por assuntos para encontrar a imagem ou o vídeo que procura.
O nome, Pinterest, é um acrônimo de duas palavras em inglês: pin (alfinete) e interest (interesse).
A trajetória de sua criação, assim como o Facebook, de Mark Zuckemberg, tem potencial para um filme, com um típico enredo de superação. Criado em 2009, o site agonizou por quase dois anos. Nos primeiros nove meses de vida, reunia menos de 10000 perfis. Sobreviveu graças à persistência e à teimosia de Ben Silbermann, um ex-funcionário do Google que chegou a ser aconselhado por amigos a abandonar a ideia. Convicto do potencial do site, Silbermann o manteve funcionando de sua casa. Dois amigos da época em que estudou na Universidade Yale, Evan Sharp e Paul Sciarra, o ajudaram a manter o sonho vivo. Para tentar escapar da insignificância os três sócios pediam pessoalmente aos poucos usuários sugestões para melhorar o produto. "Devo ter entrado em contato com os 5000 primeiros usuários", disse Silbermann durante uma participação no SXSW, um dos mais badalados eventos de tecnologia dos Estados Unidos.
A agonia durou até que as mulheres salvaram o Pinterest. No início de 2011, sites de moda e beleza, como o Polyvore, que tem um público feminino fiel, viram no Pinterest uma ótima ferramenta para compartilhar conteúdo. Era só montar um look bonito e "alfinetá-lo no mural".
Elan Gil, renomado investidor-anjo do Vale do Silício, afirmou ue o Pinterest tem os três requisitos necessários para ser uma das referências da próxima geração dos grandes sites. Em primeiro lugar, possui ferramentas que tornam mais fácil a tarefa de compartilhar conteúdo. Em segundo, tem apelo estético. Por fim, permite a rápida catalogação de informações do dia a dia. "A maioria dos usuários não quer fazer muito esforço para produzir seu conteúdo", escreveu Gil em seu blog.
A Lojas Renner é a primeira fast fashion brasileira a lançar seu perfil no Pinterest, como mais um canal de comunicação online com suas clientes,
(Folha Online - 06.04.2012 / Exame 04.04.2012 / IN 21.05.2012)
O que tem atraído tanta gente é a possibilidade de organizar e compartilhar imagens. Podem ser vídeos de momentos de lazer ou fotos de uma roupa que está em liquidação na loja virtual de uma grife. As áreas de maior interesse dos usuários são culinária, televisão, notícias, moda e beleza e esportes. Outro destaque é a categoria DIY (Do it yourself. Faça você mesmo). O usuário pode fazer buscas por assuntos para encontrar a imagem ou o vídeo que procura.
O nome, Pinterest, é um acrônimo de duas palavras em inglês: pin (alfinete) e interest (interesse).
A trajetória de sua criação, assim como o Facebook, de Mark Zuckemberg, tem potencial para um filme, com um típico enredo de superação. Criado em 2009, o site agonizou por quase dois anos. Nos primeiros nove meses de vida, reunia menos de 10000 perfis. Sobreviveu graças à persistência e à teimosia de Ben Silbermann, um ex-funcionário do Google que chegou a ser aconselhado por amigos a abandonar a ideia. Convicto do potencial do site, Silbermann o manteve funcionando de sua casa. Dois amigos da época em que estudou na Universidade Yale, Evan Sharp e Paul Sciarra, o ajudaram a manter o sonho vivo. Para tentar escapar da insignificância os três sócios pediam pessoalmente aos poucos usuários sugestões para melhorar o produto. "Devo ter entrado em contato com os 5000 primeiros usuários", disse Silbermann durante uma participação no SXSW, um dos mais badalados eventos de tecnologia dos Estados Unidos.
A agonia durou até que as mulheres salvaram o Pinterest. No início de 2011, sites de moda e beleza, como o Polyvore, que tem um público feminino fiel, viram no Pinterest uma ótima ferramenta para compartilhar conteúdo. Era só montar um look bonito e "alfinetá-lo no mural".
Elan Gil, renomado investidor-anjo do Vale do Silício, afirmou ue o Pinterest tem os três requisitos necessários para ser uma das referências da próxima geração dos grandes sites. Em primeiro lugar, possui ferramentas que tornam mais fácil a tarefa de compartilhar conteúdo. Em segundo, tem apelo estético. Por fim, permite a rápida catalogação de informações do dia a dia. "A maioria dos usuários não quer fazer muito esforço para produzir seu conteúdo", escreveu Gil em seu blog.
A Lojas Renner é a primeira fast fashion brasileira a lançar seu perfil no Pinterest, como mais um canal de comunicação online com suas clientes,
(Folha Online - 06.04.2012 / Exame 04.04.2012 / IN 21.05.2012)
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