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6 de out. de 2011

Café 3 Corações (Santa Clara / São Miguel Holding / Strauss-Elite)

Café Santa Clara x São Miguel Holding 
          Em 1959, João Alves de Lima começa a vender café verde em São Miguel (RN), e dá início à empresa Santa Clara. Em 1961, além de comercializar café, João começou a torrar e moer grãos e foi lançado o Café Nossa Senhora de Fátima. Em 1970, a empresa começou a comprar café verde de regiões cafeeiras do país, como Minas Gerais, Paraná e São Paulo.
           O fundador participa da criação da Abic - Associação Brasileira da Indústria do Café, em 1973. A segunda geração chega ao comando da empresa em 1984. João passa o dia a dia da empresa para os filhos Pedro, Paulo e Vicente Lima. Nessa época começa o processo de modernização tecnológica e a ampliação do mercado. No ano seguinte, é formada a holding São Miguel e são criadas novas embalagens para os produtos e o Café Nossa Senhora de Fátima passa a ser chamar Café Santa Clara. Em 1988 a empresa chega a Mossoró (RN) criando unidade de venda e distribuição e consolidando a marca Santa Clara na região.
          Em 1989 é inaugurada a fábrica em Eusébio (CE) e constituída a Santa Clara Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. Começa a expansão pelo Norte e Nordeste. Em 1991 são inaugurados os Armazéns Gerais em Manhuaçu (MG) e, dois anos depois, 1993, Mossoró recebe uma planta industrial para desenvolver produtos ligados à culinária nordestina. Nasce a marca Dona Clara.
          A marca Kimimo é incorporada, dando um passo firme para alcançar a liderança nesse setor do agronegócio. Em 2002 a Santa Clara já se torna a número 1 no Norte e Nordeste, de acordo com a Nielsen. No ano seguinte, a empresa se fortalece no Sudeste, com a incorporação da marca Pimpinela.

Café 3 Corações
          Fundada em 1970 por Mauro Alvez, Jan Sérgio de Oliveira e Pedro Basílio, a empresa nasceu como uma pequena torrefadora e distribuidora de café. A marca 3 Corações não nasceu na cidade de Três Corações, como se poderia pensar num primeiro momento. A pequena torrefadora foi instalada em Santa Luzia, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte. O nome 3 Corações foi em homenagem às três filhas de Pedro, sendo que cada coração no logotipo da marca as representa, e o outro maior que os envolve, corresponde ao do próprio pai.
          A qualidade dos grãos e o sabor do café logo conquistou a preferência dos mineiros. Na década seguinte, 1980, a marca que até então era regional ganhou investimentos e foi projetada nacionalmente.
          Esse crescimento também foi resultado do trabalho em equipe desenvolvido por cada um dos colaboradores que todos os dias trabalham para levar o café a cada um dos consumidores.
          No ano de 1992 a 3 Corações inovou mais uma vez com um lançamento que mudaria os rumos da empresa: o Cappuccino 3 Corações.
          Em 2000, o Café 3 Corações, então com uma participação muito forte no mercado de cappuccino no Brasil,  foi adquirido pelo grupo israelense Elite (Strauss-Elite), por 41 milhões de dólares.

São Miguel Holding (Grupo Santa Clara) x joint venture com Strauss = 3 Corações
          Em 2005, é formada a joint venture entre a São Miguel Holding, da família Lima, com o grupo israelense Strauss, dono da marca 3 Corações desde 2000.
          O nome Grupo Santa Clara permanece. Em 2006, a marca 3 Corações é incorporada ao portfólio de produtos. Em 2008, são inaugurados os Armazéns Gerais em Varginha (MG). Um ano depois, são adquiridas as marcas Frisco e Tomado e a incorporação da marca Letícia, com forte presença no norte de Minas Gerais. A marca de café Fort também faz parte do portfólio da 3 Corações.
          Em 2010, a empresa assume a marca 3 Corações como Identidade Corporativa e, já nos anos seguintes, dando prosseguimento ao movimento de consolidação do mercado, é feita a aquisição do café Fino Grão em Minas Gerais. Em 2014, o Grupo 3 Corações adquire a linha de café Itamaraty, tradicional marca de café do norte do Paraná e o grupo se torna líder em café no Brasil.
          No segmento de café solúvel, o Grupo 3 Corações adquiriu três marcas - Iguaçu (adquirida em 2016), Cruzeiro e Amigo - da Iguaçu de Café Solúvel, companhia controlada pela Marubeni do Japão. Agora, o Grupo 3 Corações opera no mercado doméstico com três marcas de café solúvel: Santa Clara, 3 Corações e Iguaçu. Amigo e Itália serão vendidos em outros países latino americanos tal como o Iguaçu fazia até agora.
          Em 2017, a 3 Corações arrematou em leilão a massa falida da fabricante de café pernambucana Cirol.
          Em maio de 2018, o grupo arrematou as marcas e o maquinário do Café Manaus, com sede no estado do Amazonas e pertencente à família Assayag. Com isso, abocanhou mais 25% do mercado da região, que já tem a marca Santa Clara com participação de 40%.
          Em 17 de fevereiro de 2020, o Grupo 3corações anunciou aquisição por 210 milhões de reais da divisão de café industrializado da Mitsui Alimentos, subsidiária da companhia japonesa que detém marcas como Café Brasileiro, .br Gold (especial), 3 Fazendas, entre outras. O acordo com a Mitsui inclui ainda a linha de solúveis, achocolatados, cápsulas e drip coffee, duas fábricas de café torrado e moído, em Araçariguama (SP) e Cuiabá (MT), além de um centro de distribuição em Campo Grande (MS). A compra faz parte do plano de expansão da 3corações no Brasil, com foco agora no Centro-Oeste do país, "fortalecendo sua liderança na região”. O negócio de exportação de café verde da Mitsui Alimentos permanece sob o guarda-chuva da Mitsui & Co. As marcas da Mitsui Alimentos detêm uma participação de 3,8% no mercado, o que faz da empresa a quinta maior em café no país.
          A 3 Corações produz cafés especiais que receberam a denominação "Rituais". São produzidos em diferentes regiões cafeeiras como Cerrado Mineiro: primeira área brasileira de plantio demarcada com Denominação de Origem, o Cerrado Mineiro localiza-se no noroeste de Minas Gerais e apresenta altitudes que vão dos 800 aos 1.200 metros; Mogiana Paulista: com uma tradição de mais de 200 anos, a cultura do café da Mogiana Paulista é realizada em uma região privilegiada no interior de São Paulo, com clima ideal para o cultivo, altitudes entre 900 e 1.050 metros e temperatura média de 20º C; Sul de Minas: serras e montanhas com altitudes que variam de 850 a 1.250 metros emolduram a maior região produtora de café do mundo. O sul de Minas é um terroir excelente de onde saem cerca de 10 milhões de sacas de café a cada ano.
          O Grupo 3 Corações tem em seu portfólio as seguintes marcas de café: 3 Corações, Santa Clara (líder nas regiões Norte e Nordeste), 3 Fazendas (fabricado no RN pela 3 Corações Alimentos e em SP e MT pela Café Brasileiro), Itamaraty (fabricado em Santa Luzia - MG), Pimpinela, Kimimo, Iguaçu, Letícia, Fino Grão, Fort (fabricado em Santa Luzia e Natal), Tres (café em cápsula), Haiti, Iguaçu, Amigo e Cruzeiro. No segmento de sucos é dono da Frisco. A marca Dona Clara reúne os produtos com sabor milho.
(Fonte: site 3 Corações / site Elite-Strauss / jornal Valor - 09.05.2018 / UOL-Reuters - 17.02.2020 / brochura Café 3 Corações - partes)


English Version:
          Group 3corações is a result of a 2005 joint venture between São Miguel Holding, of the Lima family, and Israel’s Strauss, which held the Três Corações brand since 2000. The company also owns brands Itamaraty and Kimimo, among others.
          The Montes Claros factory is likely to give 3corações more competitiveness to grow in a relatively new market. But the company is also eyeing more traditional markets, such as instant coffee, reason for which it acquired the three brands — Iguaçu, Cruzeiro and Amigo — of Iguaçu de Café Solúvel, company controlled by Japan’s Marubeni.
          Now, 3corações will operate in the domestic market with three brands of instant coffee: Santa Clara, 3corações and Iguaçu. Amigo and Itália will be sold in other Latin American countries, as Iguaçu was doing until now.
          Iguaçu, which is based in Cornélio Procópio, Paraná, was already producing part of the instant coffee that 3corações sells.
          With the sale of its retail brands to 3 corações, Iguaçu will concentrate on its core business, selling to other companies. Until now 12% of Iguaçu’s production was allocated to the retail brands that were sold, 8% to the food-service market and about 80% was exported.
(Fonte: jornal Valor online - abril 2016)

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