Total de visualizações de página

2 de out. de 2011

Ultralar

          A loja de departamentos Ultralar foi fundada em 1956 pela família Igel, dona do grupo Ultra, dono da Ultragaz e que hoje tem também sob seu guarda-chuva, empresas como Ipiranga, am pm, Extrafarma e Ultracargo.
          É que o Brasil era um país agrário e o que valia aqui eram os fogões a lenha. A Ultragaz então montou o que seria uma “loja de fábrica” para vender fogões a gás e alavancar o negócio de GLP, o gás liquefeito de petróleo, popularmente chamado de gás de cozinha.
          A rede de lojas de eletrodomésticos Ultralar cresceu e se diversificou, passando a vender de tudo e nos anos 1970 abriu inclusive, em São Paulo, um hipermercado, o Ultracenter, na Marginal Pinheiros, que mais tarde foi comprado pela rede Carrefour.
          A rede se popularizou nas décadas de 1970 e 1980. Seu público era formado por consumidores de baixa renda.
          Em 1988, já sob o guarda-chuva da Susa, holding que reunia a Vendex e o grupo Malzoni, a empresa fechou as portas de suas lojas paulistas, início de um processo de encolhimento. O objetivo era revitalizar a rede e tornar seus balanços mais atraentes, mas não adiantou. No início da década de 1990 as receitas eram decrescentes.
         Quando visitou o Brasil, em outubro de 1992, o holandês J. Hessels, presidente mundial do grupo Vendex, recebeu uma carta datilografada em quatro laudas. No texto, três executivos da rede de lojas Ultralar, um dos negócios da Vendex no Brasil, faziam uma proposta de compra da empresa, num caso típico de management buyout. A surpresa e o pioneirismo não impediram a agilidade na decisão. Em 30 de dezembro (1992), Carlos Henrique Bocayuva Carvalho, Luiz Carlos Silva e João Saborido Vicente, os três executivos, assinaram o contrato de compra. O negócio foi fechado por 2 milhões de dólares, em condições facilitadíssimas. A Vendex, por sua vez, abriu mão de um negócio incômodo, desfocado de sua estratégia para os anos seguintes. Foi mais um passo também no encolhimento da subsidiária brasileira. Em anos anteriores, a Vendex, então dona do Bob's, na época com 83 lojas, livrou-se de vários negócios no país, entre eles a Sears.
          No ano 2000 foi decretada a falência da Ultralar e a maioria das lojas foi comprada pelo grupo Casas Bahia.
(Fonte: revista Exame - 06.01.1993 / Desafio Mundial - msn - 29.07.2018 / 28.09.2018 - partes)

Nenhum comentário: