Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Onofre (drogaria) / CVS Health Care

          A drogaria Onofre foi fundada por volta de meados da década de 1930. Armindo Arede, português naturalizado brasileiro, trabalhou 40 anos para entregar aos filhos duas lojas, na região central de São Paulo.
          Desde 1992, os negócios da empresa passaram a ser comandados pelos filhos e sócios da Onofre, Ricardo e Marcos Arede. Na época recém-formados em engenharia civil e direito, respectivamente, perceberam que era preciso expandir para não morrer.
          Em 2002, a Onofre inaugura sua pvrimeira megaloja. Em junho de 2005, foi inaugurada a terceira, com muita pompa, na Oscar Freire, uma das ruas mais elegantes dos Jardins, na capital paulista. Em troca de parte dos custos fixos, fornecedores expõem melhor os seus produtos e clientes são atraídos até por maquiagem de graça.
          Em fevereiro de 2013, a Onofre foi adquirida pela gigante mundial de saúde CVS Health. A CVS tem faturamento anual em torno de 177 bilhões de dólares.
          Em 2018, a Onofre inicia um remodelamento nas lojas e, nas fachadas, passa a ser incluída a marca da matriz CVS Health Care junto com Drogaria Onofre, que continua com maior destaque.
          Em 26 de fevereiro de 2019, após dois meses de negociação, a CVS Health vende a rede Onofre para o grupo RD (Raia Drogasil). Com isso a CVS deixa o mercado brasileiro, um setor controlado por empresas brasileiras e em sua ampla maioria, familiares. A Onofre tem como principal diferencial as vendas online que atingem quase a metade das vendas anuais. No momento do acordo, a rede Onofre tinha 50 lojas, sendo 47 no estado de São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Minas Gerais, e vendas brutas de R$ 479,4 milhões em 2018. Em 20 de maio de 2019, o Cade aprovou a compra da Onofre.
(Fonte: revista Exame - 17.08.2005 / jornal Valor - 26.02.2019 - partes)

Nenhum comentário: