A Leão Jr. foi fundada em Curitiba em 1901 pela família Leão e começou atuando com navegação, madeira e mineração. Fechou o foco na erva-mate no final dos anos 1930 e conquistou o mercado vendendo mate tostado. O produto ganhou fama nas praias do Rio de Janeiro, vendido em tambores de alumínio por ambulantes.
Em 1986, a empresa enxergou o filão do mate pronto gelado com limão e passou a industrializá-lo em copos, proporcionando um salto no faturamento nos anos seguintes.
A empresa nunca teve problemas financeiros. Mas teve de enfrentar a morte precoce de vários líderes. O patriarca Agostinho Ermelino de Leão Júnior morreu seis anos depois de fundar o grupo. Seus sucessores tiveram vida média de dez anos na direção da companhia. A empresa teve de enfrentar também três incêndios no parque industrial.
Desde a década de 1990, já na sua quarta geração de herdeiros, a família optou pela profissionalização. Desde então, estudar fora do país, viver experiências no mercado e ter MBA passaram a ser pré-requisitos para qualquer descendente dos Leão ter assento na empresa. No início dos anos 2000, cinco deles estavam na direção e outros seis comandavam um conselho de sócios.
Em meados de 2001, então sob o comando de Ivo Leão Neto, nascido em 1949, a Leão Jr. detinha 66% do mercado de chás e 85% das vendas de mate. Batia empresas como a Parmalat e a Unilever (dona da marca Lipton) e fez a Coco-Cola desistir de concorrer (sua linha Lift saiu do mercado em 1995).
Em março de 2007, a Leão Júnior S.A., então com 60 produtos, entre os quais o consagrado Matte Leão, é vendida para a Coca-Cola. O negócio incluiu, além das marcas, as três unidades de produção localizadas em Curitiba e Fernandes Pinheiro, no Paraná, e no Rio de Janeiro. A empresa comprada passa a se chamar Leão Alimentos e Bebidas.
A Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela gestão de toda a linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no país. A empresa atua nos segmentos de néctares, bebidas mistas, energético, isotônicos, achocolatado e chás secos e prontos para beber, que integram os produtos das marcas Del Valle Mais, Del Valle Kapo, Del Valle Frut, Del Valle para o Mc Donald’s, Laranja Caseira, Burn, Powerade, I9, Matte Leão, Chá Leão, Leão Ice Tea, Chimarrão Pampas e Guaraná Power.
(Fonte: revida Exame - 13.06.2001 / LinkedIn - partes)
Em 1986, a empresa enxergou o filão do mate pronto gelado com limão e passou a industrializá-lo em copos, proporcionando um salto no faturamento nos anos seguintes.
A empresa nunca teve problemas financeiros. Mas teve de enfrentar a morte precoce de vários líderes. O patriarca Agostinho Ermelino de Leão Júnior morreu seis anos depois de fundar o grupo. Seus sucessores tiveram vida média de dez anos na direção da companhia. A empresa teve de enfrentar também três incêndios no parque industrial.
Desde a década de 1990, já na sua quarta geração de herdeiros, a família optou pela profissionalização. Desde então, estudar fora do país, viver experiências no mercado e ter MBA passaram a ser pré-requisitos para qualquer descendente dos Leão ter assento na empresa. No início dos anos 2000, cinco deles estavam na direção e outros seis comandavam um conselho de sócios.
Em meados de 2001, então sob o comando de Ivo Leão Neto, nascido em 1949, a Leão Jr. detinha 66% do mercado de chás e 85% das vendas de mate. Batia empresas como a Parmalat e a Unilever (dona da marca Lipton) e fez a Coco-Cola desistir de concorrer (sua linha Lift saiu do mercado em 1995).
Em março de 2007, a Leão Júnior S.A., então com 60 produtos, entre os quais o consagrado Matte Leão, é vendida para a Coca-Cola. O negócio incluiu, além das marcas, as três unidades de produção localizadas em Curitiba e Fernandes Pinheiro, no Paraná, e no Rio de Janeiro. A empresa comprada passa a se chamar Leão Alimentos e Bebidas.
A Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela gestão de toda a linha nacional de bebidas sem gás, chás e energéticos do portfólio da Coca-Cola no país. A empresa atua nos segmentos de néctares, bebidas mistas, energético, isotônicos, achocolatado e chás secos e prontos para beber, que integram os produtos das marcas Del Valle Mais, Del Valle Kapo, Del Valle Frut, Del Valle para o Mc Donald’s, Laranja Caseira, Burn, Powerade, I9, Matte Leão, Chá Leão, Leão Ice Tea, Chimarrão Pampas e Guaraná Power.
(Fonte: revida Exame - 13.06.2001 / LinkedIn - partes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário