Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Fiação, Tecelagem e Estamparia Ypiranga Jafet

          Uma das primeiras lojas que se tem notícia na Rua 25 de Março foi aberta em 1890 por Benjamin Jafet. Dezessete anos depois, em 1907, integrantes da família iniciaram as operações da Fiação, Tecelagem e Estamparia Ypiranga Jafet, o ponto de partida do bairro hoje conhecido como Ipiranga, na capital paulista.
          No começo de outubro de 2017, cerca de 600 pessoas de sobrenome Jafet se reuniram no Clube Atlético Monte Líbano, na região do Ibirapuera, para comemorar os 130 anos da chegada do primeiro libanês da família ao Brasil. Foi feita a exibição de uma árvore genealógica com mais de 1200 descendentes. Parte da reunião foi dedicada às lembranças da colaboração que o grupo deu a diversos setores da cidade de São Paulo, como cultura e saúde.
          O Clube Monte Líbano, assim como o Clube Atlético Ypiranga, o Esporte Clube Sírio e o Hospital Sírio-libanês surgiram também de projetos que tiveram a participação do clã. Grandes colecionadores de arte, eles doaram peças de seu acervo pessoal ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). O pioneirismo rendeu a esses imigrantes homenagens em nomes de vias paulistanas, como a Avenida Doutor Ricardo Jafet, na Zona Sul da cidade e a Rua Cavalheiro Basílio Jafet, no centro.
(Fonte: revista Veja São Paulo- 08.11.2017)

Nenhum comentário: